JUBILEU DE OURO: “CELEBRAÇÃO DA PALAVRA”
Em 1975, o Brasil enfrentava os horrores da Ditadura Militar (1964-1985). Eram os “anos de chumbo”, assim conhecidos por serem marcados por muita violência e censura. No campo eclesial, as comunidades viviam o entusiasmo motivado pelo Concílio Vaticano II e pela força profética da II Conferência Geral do Conselho Episcopal Latino-americano, realizada em Medellín (Colômbia) de 26 de agosto a 4 de setembro de 1968. Essa conferência consistiu numa releitura do Vaticano II para a América Latina e o Caribe. A palavra-chave que marcou
Medellín foi libertação. Jesus Cristo, impelido pelo Espírito, foi enviado pelo Pai para nos libertar do pecado, da injustiça, do ódio, da fome, da miséria, da ignorância e de toda forma de sujeição.
Nesse contexto, as comunidades eclesiais de base (CEBs) floresciam e reuniam as pessoas de fé, em verdadeiro caminho sinodal. Uma fé com os pés no chão da realidade e com o olhar voltado para a eternidade. “Não teremos um continente novo sem novas e renovadas estruturas, e sobretudo não haverá continente novo sem homens e mulheres novos que, à luz do Evangelho, saibam ser verdadeiramente livres e responsáveis” (Med 1,3).
O folheto Celebração da Palavra de Deus (1975-2025) nasceu nesse espírito de renovação e esperança. Inicialmente com o nome de “Culto Dominical”, há 50 anos realiza aquilo que o fundador da Paulus, o Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione (1884-1971), sempre desejou: colocar a Palavra de Deus nas mãos do povo e que ela corresse veloz. “Para que a Palavra do Senhor se espalhe rapidamente” (2Ts 3,1). Espalhar, semear a Palavra no coração das pessoas é o objetivo primeiro deste subsídio litúrgico.
Uma característica muito própria do povo de Deus é celebrar a vida. Nos acontecimentos todos, nas alegrias e tristezas. Celebrar é manter-se vivo. O objetivo deste periódico é justamente celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades na preparação e experiência da liturgia da Palavra, além de ser uma ferramenta de catequese.
Celebrar o Jubileu de Ouro do nosso Celebração é motivo de muita alegria. Cinquenta anos de história representa maturidade. Nós agradecemos a cada um de vocês, nossos interlocutores, por caminharmos juntos na semeadura e vivência da Palavra de Deus. Jesus, nosso Mestre, ilumine, abençoe e multiplique os agentes de pastoral, neste tempo de grandes desafios e também de possibilidades. O esforço do papa Francisco por uma Igreja verdadeiramente sinodal mobilize nossos projetos de pastoral.
Vida longa ao Celebração da Palavra de Deus!
Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp
Coordenador de Periódicos da Paulus
O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.
Assinar