05 de junho – PENTECOSTES | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
05 de junho – PENTECOSTES

O ESPÍRITO SANTO HABITA EM NÓS

O Espírito Santo é Deus; invisível, mas real e atuante. Esteve sempre presente na vida de Jesus: “O Espírito do Senhor está sobre mim porque ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres” (Lc 4,18). Jesus não reservou para si o Espírito Santo, como se fosse propriedade sua; ele prometeu enviá-lo aos seus discípulos, à sua Igreja: “Quando vier o Advogado que eu mandarei para vocês de junto do Pai… ele dará testemunho de mim” (Jo 15,26). Em sua catequese sobre o Espírito Santo, Jesus projeta algumas de suas obras: ele defenderá os cristãos, sobretudo no meio das tribulações. Também vai lembrar aos discípulos coisas que eles eram incapazes de compreender naquela ocasião.

Jesus promete e cumpre. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo se manifesta como vento forte e em forma de línguas de fogo. O vento sopra onde quer; assim, o Espírito não está preso a nenhum lugar nem se deixa manipular por ninguém. As línguas de fogo indicam comunicação penetrante e eficaz.

Os primeiros cristãos sentiram vivamente a presença e o impulso do Espírito Santo, de tal modo que, em pouco tempo, propagaram o Evangelho por toda parte, penetrando nas mais diferentes culturas e enfrentando perseguições e o martírio. No Pentecostes, o Espírito vem carregado de dons para distribuí-los de modo generoso aos fiéis, mantendo a unidade da Igreja. Ele confere dons diferentes a pessoas diferentes, que devem se reunir para trabalhar juntas, como os vários membros de um corpo, formando assim o corpo de Cristo. O Espírito Santo está na origem da caminhada cristã. Nós o recebemos de modo privilegiado no batismo e na crisma, e os que são escolhidos para o ministério sacerdotal o recebem no sacramento da ordem.

É atitude sábia abrir-nos totalmente à sua ação benfazeja: “A cada um é concedida a manifestação do Espírito para o bem comum” (1Cor 12,7). Deixemo-nos conduzir pelo Espírito, o qual nos conhece em profundidade, pois ele reza em benefício daqueles nos quais habita: “É de acordo com Deus que o Espírito intercede em favor dos santos” (Rm 8,27). Ele sabe o que nos convém pedir: “É o próprio Espírito que intercede com insistência por nós, com gemidos que não se exprimem”.

Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar