01 de janeiro – Maria, Mãe de Deus | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
01 de janeiro – Maria, Mãe de Deus

 EVANGELIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO

“Evangelização e comunicação” é o tema escolhido para ser desenvolvido, na reflexão deste domingo.

Um dos motivos dessa opção está na urgência, especialmente em nossos dias, de refletir sobre a evangelização e a comunicação como duas realidades estreitamente ligadas e fundamentais na vida da Igreja. De fato, o papa Francisco, desde o início de seu pontificado, tem insistido na proposta de uma Igreja aberta ao mundo, que não olha somente para si mesma, mas se lança em missão para evangelizar.

Evangelizar é, antes de tudo, comunicar a boa notícia de Jesus – não apenas com palavras, mas sobretudo com gestos concretos – numa sociedade necessitada de amor, justiça e paz. Isso implica o testemunho pessoal do evangelho, seja no encontro direto com as pessoas, seja por meio das tecnologias no campo da comunicação, que se transformaram numa verdadeira cultura.

Outra razão que nos leva a desenvolver essa temática é a celebração, em 2014, dos cem anos de fundação da Pia Sociedade de São Paulo, a Congregação dos Paulinos, responsável pela PAULUS, a editora de O Domingo – Celebração da Palavra de Deus. Fundada em Alba, Itália, pelo bem-aventurado Tiago Alberione no dia 20 de agosto de 1914, com a missão específica de difundir a boa imprensa, a PAULUS, sob a direção do próprio fundador, assumiu progressivamente a atual imagem, empenhando-se na difusão do evangelho e de conteúdos religiosos e humanísticos por meios impressos, eletrônicos e digitais.

Agradecemos a Deus os cem anos de história, como também o apoio e a receptividade dos nossos destinatários, que são a razão do nosso apostolado com a comunicação multimedial. Será uma satisfação aprofundar, no decorrer deste ano, as realidades da evangelização e da comunicação, tão urgentes para os nossos dias e tão caras para nós que as abraçamos como carisma.

Pe. Valdir José de Castro, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar