O Deus de todos | Paulus Editora

Colunistas

Igreja e Sociedade

02/11/2018

O Deus de todos

Por Valdecir Luiz Cordeiro

Nada, nem mesmo Deus, está acima da pessoa. É, no fundo, o que se afirma num texto que circulou nas redes sociais, atribuído a Érico Hammes, o qual questiona “como assim ‘deus’ acima de todos?”. O teólogo gaúcho rejeita a frase que tem sido aceita ultimamente como verdade absoluta e argumenta, acertadamente, que Deus não está “acima”, indiferente à situação do ser humano, mas salvando, libertando, sobretudo os escravos (cf. Ex 3,7-8), perdoando os pecadores (cf. Mc 2,17; Jo 12,47), morando na existência de cada pessoa, sem ter nem sequer comida para comer e roupa para vestir (cf. Mt 25,31 e seguintes). Assim, o correto seria dizer “o Deus de todos”, no sentido de que vem ao encontro de todos, chama a todos.

Pode-se dizer que a frase “Deus acima de todos” não é somente ambígua, mas pura e simplesmente mentirosa. Apoia-se na ideia da transcendência de Deus para afirmar o contrário do que Deus é. Trata-se de lamentável peça de marketing político enganoso. Não por acaso, muitos dos que a pronunciam à exaustão defendem a tortura, a agressão aos povos indígenas, à dignidade da mulher e dos estrangeiros pobres, entre outras barbaridades. Em razão disso, devemos submeter a afirmação ao crivo do que o próprio Deus, através de acontecimentos e palavras, diz de Si.

É bem verdade que Deus é infinito, “habita em luz inacessível” (1Tm 6,16), mas a sua Palavra está perto de nós (cf. Dt 30,14; Rm 10,8), fez-se carne e veio morar entre nós (cf. Jo 1,14). Jesus Cristo, o Filho, a Palavra do Pai, é Deus conosco (cf. Mt 1,23), não acima de nós. Os primeiros cristãos fizeram questão de dizer que viram o infinito com os olhos, o tocaram com as mãos (1Jo 1,1). Vê-se que a Escritura nos fala de um Deus que não está acima. É a este Deus, e não a outro, que o primeiro mandamento nos convida a amar, pois ele é o único Deus vivo e verdadeiro (cf. Dt 6,4). Portanto, um “Deus acima de todos” é uma ideia vazia, um veneno fabricado pelo falatório dos interesses mundanos, uma ideia idolátrica, a serviço dos dominadores. Em sentido contrário, a Escritura afirma claramente que “o Deus vivo (e verdadeiro) está no meio de vocês” (Js 3,10), não acima de ninguém.

Deus é “o Pai das misericórdias” (2Cor 1,3), seu Espírito habita a Igreja, mora no corpo de cada pessoa humana, renova todas as coisas (cf. Ap 21,5). O nosso Deus não é uma solidão poderosa, acima de nós, mas a Trindade Santa, comunidade de amor, que caminha conosco na história. O Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus conosco, nascido da Santíssima Virgem Maria, nos mostra o rosto do Pai, e pede ao Pai que envie o Espírito Santo, para que não caminhemos sozinhos na história (cf. Jo 14,16).

Somente este Deus próximo de nós é o Deus vivo e verdadeiro. Na realidade, como sustenta o filósofo jesuíta Nilo Ribeiro Junior, o nosso Deus está abaixo de todos, como o último de todos, o servidor de todos. Um escândalo aos olhos do mundo, mas assim é o nosso Deus (cf. Mc 9,35; Jo 13,1-20; Fl 2,6-11). Ele assumiu a nossa carne, o nosso corpo, por isso nos liberta, dignifica e nos une ao seu plano de salvação. Quem Nele acredita não defende nenhuma forma de agressão à vida, não pratica a violência, não elogia a tortura e não louva os sistemas ditatoriais.

Em suma, nada, nem ninguém, está acima da pessoa, pois a pessoa é um valor em si mesma. A pessoa nunca é instrumento, coisa, nem mesmo nas mãos de Deus. O criador respeita a liberdade da criação: “eis que estou à porta e bato” (Ap 3,20). Ele não arromba a porta da nossa casa, pois não se coloca acima de nós, mas ao nosso lado, por respeito à nossa liberdade, mesmo que esta tenha sido comprometida pelo pecado. Este Deus servidor permanece escondido aos olhos dos que têm pretensões desmedidas de dominação. Contudo, mostra o seu rosto aos pequeninos (Mt 11,25).

1 comentário

4/11/2018

Lucia Asly

Filosoficamente está lógica e fundamentada o "Deus vivo" presente em toda a parte. Mas nesse momento me parece direcionada ao Presidente eleito e que usa como propaganda o slogan de sua campanha. Melhor que se fale Nele "Deus" nem que seja para gerar uma reflexão porque estou presenciando um mundo em que ELE está fora de um todo. No momento em que sita : elogia a tortura, sistemas ditatoriais (aqui está ambíguo) agressões a vida ( não sita como a questão do aborto) prática de violência ( não fala do direito a defesa) invasão a casa ( aqui no Ceará quem está invadindo é a facção criminosa), então com o devido respeito o senhor está precisando vir as ruas e ver o cidadão comum ser assaltado,morto, uma televisão em que o avô se apaixona pela neta como se fosse algo corriqueiro, onde um beijo paterno , materno, fraterno seja visto como um ato indecoroso. O seu texto está perfeito saindo do viés partidário.