Livros para celebrar o Dia de São João Bosco, o padroeiro da juventude | Paulus Editora

Notícias

21/01/2022

Livros para celebrar o Dia de São João Bosco, o padroeiro da juventude

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





“A juventude é a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana”. Dom Bosco

Em 31 de janeiro, celebra-se a memória de São João Bosco (1815-1888), o santo que dedicou uma vida inteira em prol da educação e evangelização de milhares de adolescentes e jovens desacreditados pela sociedade de sua época. Homem de fé e coragem, observou além das aparências e construiu um legado que perdura até os dias atuais.

Filho de pais analfabetos, João Melchior Bosco (seu nome de batismo), mais conhecido como Dom Bosco, nasceu em 16 de agosto de 1815, num pequeno povoado do norte do Piemonte, chamado Castelnuevo D’Asti, na Itália. Ainda pequeno, perdeu seu pai Francisco Bosco e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena que o ensinou os valores preciosos da fé. De origem humilde, ele amava os livros, trabalhou como alfaiate, sapateiro, garçom, estribeiro, carpinteiro e ferreiro, entre outras funções para pagar os seus estudos.

Com o intuito de seguir com missão educativa, fundou a Congregação Salesiana, chamada de Sociedade de São Francisco de Sales e também para a educação da juventude feminina – a Madre Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, as Salesianas. Na obra de Dom Bosco, adolescentes e jovens encontravam estudo e preparação para o trabalho.

Além da educação, Dom Bosco desejava salvar as almas para Deus – “De mihi animas, coetera tolle” (“Dai-me as almas e pegai todo o resto”) era o lema destacado por ele. Dom Bosco cultivou a fé por meio da vida de oração, ele soube conjugar o bom cristão com o honesto cidadão. A devoção ao Santíssimo Sacramento, devoção a Nossa Senhora Auxiliadora e devoção ao Santo Padre também foi muito ensinado por ele. Após uma vida de doação e missão, Dom Bosco faleceu em Turim, Itália, em 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado pelo papa Pio XI, em 1934. De modo significativo, foi aclamado pelo papa como “O Pai e Mestre da Juventude”.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora convida a conhecer a obra “Dom Bosco: Presente de Deus para a juventude”, escrita pelo Pe. Marco Sandrini (em memória). Este livro recorda a trajetória de Dom Bosco em sua missão educativa e evangelizadora com os jovens. São João Bosco é o padroeiro da juventude e dos jovens que se tornaram Santos, assim como o jovem São Domingos Sávio, que foi um de seus alunos. Ao celebrar a data, a vida e testemunho de Dom Bosco revelam que a juventude também é chamada a viver a santidade. Com esse viés, a Editora também destaca obras de jovens santos da Igreja, entre eles: Carlo Acutis, Guido Shaffer e São José Sánchez Del Río. Confira!

Dom Bosco: Presente de Deus para as juventudes

 

 

A presente obra convida o leitor a conhecer de perto a história de Dom Bosco (1815-1888), seu caminho sacerdotal e sua paixão pelos jovens. Além disso, o leitor terá um contato com os princípios da educação, missão e espiritualidade da Família Salesiana. O livro tem o objetivo de inspirar as pessoas que trabalham com a juventude, dando-lhes novo ânimo para a caminhada. Saiba mais.

 

Não eu, mas Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis

 

 

Neste livro, o autor português Pe. Ricardo Figueiredo apresenta a biografia espiritual de Carlo Acutis, a fim de dar a conhecer aos jovens de língua portuguesa a vida deste jovem exemplo de santidade. A Igreja, através do Papa Francisco, reconhece que o jovem Carlo Acutis viveu as virtudes cristãs a um nível heroico, o que permitiu sua beatificação em 10 de outubro de 2020. Saiba mais.

 

Novena ao Bem-aventurado Carlo Acutis – o ciberapóstolo da Eucaristia

 

Esta novena se destina a todos os que buscam um modelo de santidade atual e acessível. Carlo Acutis, o ciberapóstolo da Eucaristia, foi um adolescente contemporâneo, como muitos outros, mas que decidiu seguir o caminho da santidade. Observando o jovem Carlo Acutis, é possível perceber a sua resposta ao chamado de Cristo: a Eucaristia como sua estrada para o céu, a confissão para a purificação do coração, a fidelidade à oração, amor à Virgem Maria e ao Senhor Jesus. Saiba mais.

 

Nunca foi tão fácil ganhar o céu – Biografia espiritual de São José Sánchez Del Río

 

O livro “Nunca foi tão fácil ganhar o céu” apresenta aos leitores a biografia espiritual de São José Sánchez del Río, um jovem mártir mexicano, assassinado pelo governo anticatólico de sua época, durante a Guerra Cristera em 1928. O martírio do jovem cristão que ansiava pelo céu, ocorreu devido à sua fidelidade a Deus, ao amor por Jesus Cristo na Eucaristia, por sua fé na Virgem de Guadalupe e pelo firme propósito de defender a fé cristã, diante de seus algozes. Saiba mais.

 

 

Um Santo Surfista: O Servo de Deus Guido Shaffer

 

 

O livro “Um Santo Surfista: O Servo de Deus Guido Shaffer” traz a fascinante história de um Jovem, surfista, médico e servo do Senhor. Pe. Ricardo Figueiredo narra a história de fé de um jovem brasileiro que se tornou exemplo para a juventude mundial. Saiba mais!