LIVROS HISTÓRICOS 10. Tobias | Paulus Editora

Colunistas

Bíblia

06/10/2017

Livros Históricos 10. Tobias

Por Nilo Luza

Provavelmente escrito em grego, Tobias é livro deuterocanônico, isto é, não se encontra na Bíblia Hebraica, mas faz parte da Bíblia Católica. O livro foi escrito pelo ano 200 AC, fora da Palestina, durante o domínio dos gregos, mas situa os acontecimentos no século 8º AC, quando a Assíria invade e toma conta de Israel (Reino do Norte). A narrativa inicia na boca de Tobit (1,3), pai de Tobias, e vai até 3,6; em 3,7 entra um narrador anônimo e vai até o fim.

Tobias não é um livro histórico, mas é apenas uma estória, uma novela criada pelo autor para deixar um recado aos destinatários. O seu autor é desconhecido. A novela se desenvolve em clima familiar e é entremeada de orações e exortações.

O autor se propõe a alertar e a incentivar os judeus a manterem sua identidade original, seus costumes, sua cultura, suas leis, sua religião. Os destinatários do livro são, portanto, as comunidades judaicas dispersas pelas cidades do império.

A novela narra a história de duas famílias deportadas para Nínive e em Ecbátana. Tobit, pai de Tobias, fiel seguidor da lei, perde os bens e a visão. Sara, filha de Raguel, perde sete maridos antes de coabitarem.

Para que os judeus da diáspora (dispersos) se mantenham fiéis a Deus e à Lei, o autor apresenta-lhes a história de famílias íntegras, tementes a Deus e praticantes de boas obras, mostrando-lhes que é possível viver na fidelidade mesmo em ambiente hostil.

Deus oferece gratuitamente seus dons e convida as pessoas a também agirem com gratuidade e com bondade. O próprio nome de Tobias significa “Deus é bom”. Deus é fiel ao justo, ao que cumpre sua vontade, fundamentada na lei (Torá). O livro revela um pouco a “teologia da retribuição”, Deus recompensa o justo e castiga o ímpio. Apesar das provações por que passa Tobit (pai de Tobias), ele se mantém fiel a Deus que, por sua vez, o abençoa.

O livro pode ser dividido em quatro partes:

Prólogo (1-3): temos nesse bloco diversos fatos sobre a vida de Tobit (pai de Tobias) e de sua família, que vive no exílio. Apesar disso, Tobit e seu filho (Tobias) mantêm-se fiéis à lei e às tradições dos judeus.

Viagem de Tobias (4-9): A pedido de Tobit, o filho vai à cidade de Ecbátana para resgatar um dinheiro do pai. Este aconselha o filho a levar alguém junto com ele. O anjo Rafael, sem se identificar, o acompanha. Em Ecbátana, Tobias se apaixona por Sara e casa com ela, depois de expulsar dele o demônio Asmodeu.

Volta para casa (10-13): Tobias, Sara e Rafael voltam para Nínive. Com o fel do peixe, Tobias cura a cegueira do Pai. Rafael revela sua identidade e Tobit entoa um hino de louvor.

Epílogo (14): Depois de ter dado as últimas instruções ao filho, Tobit morre com idade avançada. Tobias vai morar com seu sogro Raguel em Ecbátana.

3 comentários

5/5/2018

Anadeli

Boa tarde! Como posso conseguir as outras explicações sobre os livros históricos da Bíblia e outras explicações sobre a Bíblia...

28/7/2020

Maria Elenir

Gostei muito muito. Tenho um podcast sobre livros cristãos, inclusive um sobre o livro de Tobias que é fascinante! Confira nossos episódios Lectio Cristiana. Abraço

29/9/2020

29 de Setembro: Santos Arcanjos – Recanto Nossa Senhora de Lourdes

[…] dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Esse arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu a vista […]