Liturgia Diária
DIA 27 – QUARTA-FEIRA

Indicar a um amigo:





7ª SEMANA COMUM

(verde – ofício do dia)

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

Toda boa ação, sem segundas intenções, será sempre bem-vinda, venha de onde vier. Nós, cristãos, não detemos o monopólio da sabedoria e do bem, pois Deus age livremente sobre a realidade humana.

Primeira Leitura: Eclesiástico 4,12-22)

Leitura do livro do Eclesiástico – 12A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. 13Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo serão repletos de alegria pelo Senhor. 14Quem a ela se apega herdará a glória; para onde for, Deus o abençoará. 15Os que a veneram prestam culto ao santo; pois Deus ama os que a amam. 16Quem a escutar julgará as nações; quem a ela se dedicar viverá em segurança. 17Se alguém confiar nela, vai recebê-la em herança; e na sua posse continuarão seus descendentes. 18No começo, ela o acompanha por caminhos contrários, 19trazendo-lhe temor e tremor; começa a prová-lo com a sua disciplina, até que ele a tenha em seus pensamentos e nela deponha sua confiança. 20Então voltará a ele em linha reta, o confirmará e lhe dará alegria, 21lhe revelará os seus segredos e lhe dará o tesouro da ciência e da compreensão da justiça. 22Se, porém, se desviar, ela o abandonará e o entregará às mãos de seu inimigo. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 118(119)

Os que amam vossa lei têm grande paz!

  1. Os que amam vossa lei têm grande paz, / e não há nada que os faça tropeçar. – R.
  2. Serei fiel à vossa lei, vossa aliança; / os meus caminhos estão todos ante vós. – R.
  3. Que prorrompam os meus lábios em canções, / pois me fizestes conhecer vossa vontade! – R.
  4. Desejo a vossa salvação ardentemente / e encontro em vossa lei minhas delícias! – R.
  5. Possa eu viver e para sempre vos louvar; / e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos! – R.
Evangelho: Marcos 9,38-40

Aleluia, aleluia, aleluia.

Sou o caminho, a verdade e a vida, / ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6). – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Os discípulos, que não conseguiram curar o menino epilético, neste episódio tentam impedir que alguém de outro grupo expulse demônios em nome de Jesus. Expulsar demônios é libertar as pessoas de tudo o que as oprime e devolver-lhes a possibilidade de viver dignamente. A atitude de João, um dos Doze, revela mentalidade fechada, exclusivista, como se essa prática fosse privilégio somente do pequeno grupo que segue a Jesus de perto. Alguns movimentos de Igreja se comportam como se manipulassem o Espírito Santo a seu bel-prazer. Jesus corrige esse modo de pensar e expõe a máxima que serve de orientação para a Igreja de todos os tempos: “Quem não está contra nós, está a nosso favor”. Quem faz o bem, e leva vida em abundância para os outros, de alguma forma é aliado de Jesus e do seu Reino.

(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar