15 – SEXTA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia Diária
15 – SEXTA-FEIRA

SÃO BOAVENTURA

BISPO E DOUTOR DA IGREJA

(branco, pref. comum, ou dos pastores, – ofício da memória)

O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus (Sl 36,30s).

Boaventura nasceu na Itália em 1218. Entrou para a Ordem dos Frades Menores, dos quais mais tarde se tornou ministro geral. De inteligência brilhante, conquistou altos títulos em Bíblia e teologia e foi professor universitário. Recebeu a ordenação presbiteral e depois a episcopal. Soube manter a simplicidade e semeava harmonia por onde passava. Participou do Concílio de Lião, cidade francesa onde veio a falecer em 1274. Aprendamos a escolher, em qualquer circunstância, o caminho da simplicidade.

Primeira Leitura: Isaías 38,1-6.21-22.7-8

Leitura do livro do profeta Isaías – 1Naqueles dias, Ezequias foi acometido de uma doença mortal. Foi visitá-lo o profeta Isaías, filho de Amós, e disse-lhe: “Isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás”. 2Então Ezequias virou o rosto contra a parede e orou ao Senhor, dizendo: 3“Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos”. Ezequias prorrompeu num grande choro. 4A palavra do Senhor foi dirigida a Isaías: 5“Vai dizer a Ezequias: Isto diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: ‘Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos, 6vou libertar-te das mãos do rei da Assíria junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção'”. 21Então, Isaías ordenou que fizessem uma cataplasma de massa de figos e a aplicassem sobre a ferida, que ele ficaria bom. 22Perguntou Ezequias: “E qual é o sinal de que hei de subir à casa do Senhor?” 7“Este é o sinal que terás do Senhor de que ele cumprirá a promessa que fez: 8eis que farei recuar dez graus a sombra dos graus que já desceu no relógio solar de Acaz”. De fato, a marca do sol recuara dez graus dos que ela tinha descido. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: Is 38

Vós livrastes minha vida do sepulcro, / a fim de eu não deixar de existir.

1. Eu dizia: “É necessário que eu me vá / no apogeu de minha vida e de meus dias; / para a mansão triste dos mortos descerei, / sem viver o que me resta dos meus anos”. – R.

2. Eu dizia: “Não verei o Senhor Deus sobre a terra dos viventes nunca mais; / nunca mais verei um homem neste mundo!” – R.

3. Minha morada foi à força arrebatada, / desarmada como a tenda de um pastor. / Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, / mas agora foi cortada a sua trama. – R.

4. Ó Senhor, meu coração em vós espera; por vós há de viver o meu espírito, / curai-me e conservai a minha vida. – R.

Evangelho: Mateus 12,1-8

Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda, que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei que, em dia de sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6Ora, eu vos digo, aqui está quem é maior do que o templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Os discípulos de Jesus colhem espigas para matar a fome. Diante disso, os fariseus (leigos piedosos) chamam a atenção de Jesus, dizendo que seus discípulos estão violando a lei do sábado. O Mestre justifica a ação dos seus, citando dois episódios da Escritura, e lhes revela que a misericórdia é mais importante do que certas atitudes legalistas. A fome exige solução e as leis não devem ser obstáculo a essa necessidade tão premente. A necessidade humana está acima da lei do sábado. A vida das pessoas está acima de qualquer lei. Para Jesus, obedecer ao preceito sabático deveria levar a recordar o amor misericordioso de Deus que se manifestou em sua ação criadora e libertadora. O que Deus espera de cada um não é tanto a mera observância da lei, mas a solidariedade, o amor e a misericórdia para com aqueles que têm necessidades, como a fome.

(Dia a dia com o Evangelho 2022)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar