DIA 27 – QUARTA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia diária das horas
DIA 27 – QUARTA-FEIRA

Santo Agostinho de Cantuária, bispo

LAUDES (Manhã)

1. Hino

Esperado com ânsia por todos, / hoje o dia sagrado brilhou / em que Cristo, esperança do mundo, / Deus e Homem, ao céu se elevou.

Triunfou sobre o príncipe do mundo, / vencedor num combate gigante, / e apresenta a Deus Pai, no seu rosto, / toda a glória da carne triunfante.

Dos fiéis ele é a esperança, / numa nuvem de luz elevado, / e de novo abre aos homens o céu / que seus pais lhes haviam fechado.

Oh imensa alegria de todos, / quando o Filho que a Virgem gerou, / logo após o flagelo e a cruz, / à direita do Pai se assentou.

Demos graças a tal defensor / que nos salva, que vida nos deu, / e consigo no céu faz sentar-se / nosso corpo no trono de Deus.

Com aqueles que habitam o céu / partilhamos tão grande alegria. / Cristo a eles se deu para sempre, / mas conosco estará cada dia.

Cristo, agora elevado às alturas, / nossa mente convosco elevai, / e, do alto, enviai-nos depressa / vosso Espírito, o Espírito do Pai.

2. Salmo 85(86) - Oração do pobre nas dificuldades

Ant. 1. As nações que criastes virão adorar vosso nome. Aleluia.

Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * / escutai, pois sou pobre e infeliz! / = Protegei-me, que sou vosso amigo, † / e salvai vosso servo, meu Deus, * / que espera e confia em vós!

Piedade de mim, ó Senhor, * / porque clamo por vós todo o dia! / – Animai e alegrai vosso servo, * / pois a vós eu elevo a minh’alma.

Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * / sois perdão para quem vos invoca. / – Escutai, ó Senhor, minha prece, * / o lamento da minha oração!

No meu dia de angústia eu vos chamo, * / porque sei que me haveis de escutar. / – Não existe entre os deuses nenhum * / que convosco se possa igualar; / – não existe outra obra no mundo * / compavel às vossas, Senhor!

As nações que criastes virão * / adorar e louvar vosso nome. / – Sois tão grande e fazeis maravilhas: * / vós somente sois Deus e Senhor!

Ensinai-me os vossos caminhos, * / e na vossa verdade andarei; / – meu coração orientai para vós: * / que respeite, Senhor, vosso nome!

Dou-vos graças com toda a minh’alma, * / sem cessar louvarei vosso nome! / – Vosso amor para mim foi imenso: * / retirai-me do abismo da morte!

= Contra mim se levantam soberbos, † / e malvados me querem matar; * / não vos levam em conta, Senhor!

Vós, porém, sois clemente e fiel, * / sois amor, paciência e perdão. / = Tende pena e olhai para mim! † / Confirmai com vigor vosso servo, * / de vossa serva o filho salvai.

Concedei-me um sinal que me prove * / a verdade do vosso amor. / – O inimigo humilhado verá * / que me destes ajuda e consolo.

Glória. Ant. 1. As nações que criastes virão adorar vosso nome. Aleluia.

3. Cântico Is 33,13-16 - Deus julgará com justiça

Ant. 2. Os nossos olhos verão o Cristo, Rei glorioso. Aleluia.

Vós que estais longe, escutai o que eu fiz! * / Vós que estais perto, conhecei o meu poder! / – Os pecadores em Sião se apavoraram, * / e abateu-se sobre os ímpios o terror: / – Quem fica junto do fogo que devora? * / Ou quem de vós suportará a eterna chama?”

É aquele que caminha na justiça, * / diz a verdade e não engana o semelhante; / – o que despreza um benefício extorquido * / e recusa um presente que suborna; / – o que fecha o seu ouvido à voz do crime * / e cerra os olhos para o mal não contemplar.

Esse homem morará sobre as alturas, * / e seu regio há de ser a rocha firme. / – O seu pão não haverá de lhe faltar, * / e a água lhe será assegurada.

Glória. Ant. 2. Os nossos olhos verão o Cristo, Rei glorioso. Aleluia.

4. Salmo 97(98) - Deus, vencedor como juiz

Ant. 3. Todo homem há de ver a salvação de nosso Deus. Aleluia.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * / porque ele fez progios! / – Sua mão e o seu braço forte e santo * / alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação, * / e às nações, sua justiça; / – recordou o seu amor sempre fiel * / pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram * / a salvação do nosso Deus.  / – Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, * / alegrai-vos e exultai!

Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa * / e da tara suave! / – Aclamai, com os clarins e as trombetas, * / ao Senhor, o nosso Rei!

Aplauda o mar com todo ser que nele vive, * / o mundo inteiro e toda gente! / – As montanhas e os rios batam palmas * / e exultem de alegria,

na presença do Senhor, pois ele vem, * / vem julgar a terra inteira. / – Julga o universo com justiça * / e as nações com equidade.

Glória. Ant. 3. Todo homem há de ver a salvação de nosso Deus. Aleluia.

5. Leitura breve Rm 6,8-11

Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, é para Deus que vive. Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.

6. Responsório breve

R. O Senhor ressurgiu do sepulcro. * Aleluia, aleluia. R. O Senhor.

V. Foi suspenso por nós numa cruz. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor.

7. Cântico evangélico

Ant. Demos graças a Deus Pai, que nos deu, em Jesus Cristo, a vitória. Aleluia.

Benedictus – Lc 1,68-79

O Messias e seu Precursor

– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

– anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados,

– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Demos graças a Deus Pai, que nos deu, em Jesus Cristo, a vitória. Aleluia.

8. Preces

O Espírito Santo nos dá o testemunho de que somos filhos e filhas de Deus. Por isso, dando graças a Deus Pai, rezemos confiantes:

R.  Pai nosso, ouvi a oração de vossos filhos e filhas!

DEUS de paciência e de consolação, fazei que tenhamos uns para com os outros os mesmos sentimentos de Jesus Cristo, para que vos glorifiquemos com um só coração e uma só voz por toda a nossa vida. – R.

TORNAI-NOS generosos e prestativos para com nossos irmãos e irmãs, para que nunca lhes falte a nossa ajuda e o nosso exemplo. – R.

NÃO permitais que sejamos seduzidos pelo espírito do mundo, dominado pela maldade, mas fazei-nos sempre dóceis ao Espírito Santo que de vós procede. – R.

VÓS, que conheceis profundamente o coração humano, guiai-nos sempre pelo caminho da sinceridade e da verdade. – R.

(intenções livres)
9. Pai nosso...
10. Oração

Ó Deus, que conduzistes ao Evangelho os povos da Inglaterra pela pregação do bispo Santo Agostinho, concedei que os frutos do seu trabalho permaneçam na vossa Igreja com perene fecundidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária das Horas

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.

Assinar