Liturgia diária das horas
DIA 26 – TERÇA-FEIRA

Indicar a um amigo:





São Filipe Néri, presbítero

LAUDES (Manhã)

1. Hino

Esperado com ânsia por todos, / hoje o dia sagrado brilhou / em que Cristo, esperança do mundo, / Deus e Homem, ao céu se elevou.

Triunfou sobre o príncipe do mundo, / vencedor num combate gigante, / e apresenta a Deus Pai, no seu rosto, / toda a glória da carne triunfante.

Dos fiéis ele é a esperança, / numa nuvem de luz elevado, / e de novo abre aos homens o céu / que seus pais lhes haviam fechado.

Oh imensa alegria de todos, / quando o Filho que a Virgem gerou, / logo após o flagelo e a cruz, / à direita do Pai se assentou.

Demos graças a tal defensor / que nos salva, que vida nos deu, / e consigo no céu faz sentar-se / nosso corpo no trono de Deus.

Com aqueles que habitam o céu / partilhamos tão grande alegria. / Cristo a eles se deu para sempre, / mas conosco estará cada dia.

Cristo, agora elevado às alturas, / nossa mente convosco elevai, / e, do alto, enviai-nos depressa / vosso Espírito, o Espírito do Pai.

2. Salmo 84(85) - A nossa salvação está próxima

Ant. 1. Vinde, Senhor, restituir a nossa vida, para que em vós se rejubile o vosso povo! Aleluia.

Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, * / libertastes os cativos de Jacó. / – Perdoastes o pecado ao vosso povo, * / encobristes toda a falta cometida; / – retirastes a ameaça que fizestes, * / acalmastes o furor de vossa ira.

Renovai-nos, nosso Deus e Salvador, * / esquecei a vossa mágoa contra nós! / – Ficareis eternamente irritado? * / Guardareis a vossa ira pelos séculos?

Não vireis restituir a nossa vida, * / para que em vós se rejubile o vosso povo? / – Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, * / concedei-nos também vossa salvação!

Quero ouvir o que o Senhor irá falar: * / é a paz que ele vai anunciar; / – a paz para o seu povo e seus amigos, * / para os que voltam ao Senhor seu coração. / – Está perto a salvação dos que o temem, * / e a glória habitará em nossa terra.

A verdade e o amor se encontrarão, * / a justiça e a paz se abraçarão; / – da terra brotará a fidelidade, * / e a justiça olhará dos altos céus.

O Senhor nos dará tudo o que é bom, * / e a nossa terra nos dará suas colheitas; / – a justiça andará na sua frente * / e a salvação há de seguir os passos seus.

Glória. Ant. 1. Vinde, Senhor, restituir a nossa vida, para que em vós se rejubile o vosso povo! Aleluia.

3. Cântico Is 26,1-4.7-9.12 - Hino depois da vitória

Ant. 2. Confiamos no Senhor e nos deu a sua paz. Aleluia.

Nossa cidade invenvel é Sião, * / sua muralha e sua trincheira é o Salvador. / – Abri as portas, para que entre um povo justo, * / um povo reto que ficou sempre fiel.

Seu coração está bem firme e guarda a paz, * / guarda a paz, porque em vós tem confiança. / – Tende sempre confiança no Senhor, * / pois é ele nossa eterna fortaleza!

O caminho do homem justo é plano e reto, * / porque vós o preparais e aplainais; / – foi trilhando esse caminho de justiça * / que em vós sempre esperamos, ó Senhor!

Vossa lembrança e vosso nome, ó Senhor, * / são o desejo e a saudade de noss’alma! / – Durante a noite a minha alma vos deseja, * / e meu esrito vos busca desde a aurora.

Quando os vossos julgamentos se cumprirem, * / aprenderão todos os homens a justiça. / – Ó Senhor e nosso Deus, dai-nos a paz, * / pois agistes sempre em tudo o que fizemos!

Glória. Ant. 2. Confiamos no Senhor e nos deu a sua paz. Aleluia.

4. Salmo 66(67) - Todos os povos celebrem o Senhor

Ant. 3. A terra produziu sua colheita: alegrem-se os povos. Aleluia.

Que Deus nos a sua graça e sua bênção, * / e sua face resplandeça sobre nós! / – Que na terra se conheça o seu caminho * / e a sua salvação por entre os povos.

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * / que todas as nações vos glorifiquem!

–  Exulte de alegria a terra inteira, * / pois julgais o universo com justiça; / – os povos governais com retidão, * / e guiais, em toda a terra, as nações.

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * / que todas as nações vos glorifiquem!

A terra produziu sua colheita: * / o Senhor e nosso Deus nos abençoa. / – Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, * / e o respeitem os confins de toda a terra!

Glória. Ant. 3. A terra produziu sua colheita: alegrem-se os povos. Aleluia.

5. Leitura breve At 13,30-33

Deus ressuscitou Jesus dos mortos e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: Tu és o meu filho, eu hoje te gerei.

6. Responsório breve

R. O Senhor ressurgiu do sepulcro. * Aleluia, aleluia. R. O Senhor.

V. Foi suspenso por nós numa cruz. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor.

7. Cântico evangélico

Ant. O Senhor ressuscitou como dissera: exultemos de alegria todos nós, pois ele reina eternamente. Aleluia.

Benedictus – Lc 1,68-79

O Messias e seu Precursor

– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

– anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados,

– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor ressuscitou como dissera: exultemos de alegria todos nós, pois ele reina eternamente. Aleluia.

8. Preces

Glorifiquemos a Cristo, nosso Senhor, que prometeu enviar o Espírito Santo que procede do Pai; e rezemos:

R.  Senhor Jesus Cristo, dai-nos o vosso Espírito!

SENHOR Jesus Cristo, que a vossa Palavra habite plenamente em nós, para sempre vos louvarmos com salmos, hinos e cânticos espirituais. – R.

VÓS, que, pelo Espírito Santo, nos tornastes filhos e filhas de Deus, ensinai-nos, pelo mesmo Espírito, a invocar junto convosco a Deus, nosso Pai. – R.

INSPIRAI com a luz da sabedoria todas as nossas ações, a fim de que tudo quanto fizermos seja para a maior glória de Deus. – R.

VÓS, que sois compassivo e misericordioso, ajudai-nos a viver sempre em paz com todos. – R.

(intenções livres)
9. Pai nosso...
10. Oração

Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de São Filipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária das Horas

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.

Assinar