Colunistas

Bíblia

02/01/2014

Etapas da História de Israel

Por Nilo Luza

Indicar a um amigo:





1. Formação do povo de Israel

Ao longo deste ano, vamos conhecer brevemente as principais etapas da História de Israel. É um longo caminho a ser percorrido, mas vale a pena dedicar alguns minutos por mês para conhecer essa história fascinante do povo que nos legou o grande livro: Bíblia. Serão doze breves artigos que tratam de algum momento importante dessa caminhada do povo de Deus.

Não é muito fácil falar da formação do povo de Israel, pois há várias teorias sobre isso, além de escassa biografia. Uma das fontes é a Bíblia, mas ela não pode ser tomada como fonte muito segura. Ela não aborda os fatos de forma histórica; não podemos, portanto, tomá-la ao pé da letra, fazendo uma leitura fundamentalista, mas ela possui muitos elementos que nos ajudam nessa proposta.

Diferente do que, muitas vezes, imaginamos, o povo de Israel se formou com a junção de vários grupos provindos de diferentes locais. Essa parece ser a teoria mais aceita hoje sobre a formação de Israel. Muitos estudiosos da Bíblia apresentam quatro grupos principais que formaram o “povo de Deus ou povo de Israel”: nativo, abraâmico, mosaico e sinaítico. Consideramos esses como sendo os principais, mas não excluem a possibilidade de outros de menor importância. Assim Israel se formou como povo pelos camponeses que viviam em Canaã e pelos grupos que vieram de outras localidades vizinhas.

GRUPO NATIVO: formado por grupos de pastores e agricultores que já residiam nas terras de Canaã. Com o surgimento das cidades-estados, começam a viver em situação de escravidão; por isso, fogem para as montanhas, escapando dos impostos e de perseguições. Mais tarde, integram-se a outros grupos vindos de diversos locais.

GRUPO ABRAÂMICO: é o grupo ligado aos patriarcas ou pais bíblicos, principalmente Abraão, do qual deriva o nome. Em geral, são pastores seminômades, que mudavam frequentemente de lugar, em busca de pastagens para seu rebanho miúdo, ovelhas e cabras. Ele poderia ser incluído no grupo nativo, mas devido à sua importância e a grande mobilidade é considerado um grupo.

GRUPO MOSAICO: é o grupo liderado por Moisés, do qual deriva o nome. Talvez seja o grupo mais expressivo que formou o povo de Israel. É o grupo que fugiu da escravidão do Egito, liderado por Moisés e Josué. Não eram nômades nem seminômades, mas eram trabalhadores escravizados pelo faraó, rei do Egito.

GRUPO SINAÍTICO: formado por beduínos, pertencentes às tribos que viviam no deserto. Provavelmente vieram do sul do mar Morto, região de Madiã, e se estabeleceram nas regiões montanhosas de Canaã. Diferente do abraâmico, pois era formado por extrapalestinenses. Alguns estudiosos o incluem junto ao mosaico.

nenhum comentário