Etapas da história de Israel | Paulus Editora

Colunistas

Bíblia

07/04/2014

Etapas da história de Israel

Por Nilo Luza

4. Consolidação da monarquia

Como vimos, com Saul começa a se estabelecer a monarquia em Israel. Durante seu reinado não houve propriamente uma monarquia abrangendo todas as tribos, mas foi o germe daquilo que Davi iria concretizar. Esse período foi como que a transição da passagem para o novo sistema político.

Davi substituiu Saul no comando do poder em Israel. Ele governou por volta de 1000 a 970 AC, como rei de todo Israel, conseguindo a consolidação da monarquia. No começo encontrou muitos obstáculos, principalmente por parte das tribos do norte, Israel. Ele é tido como o verdadeiro criador da monarquia de Israel.

Davi era o oitavo e último dos filhos de Jessé, da tribo de Judá. Diferente de Saul, proprietário de bois, Davi era um simples pastor do rebanho da família. Ainda jovem foi ungido rei, como escolhido de Deus. São muitos e provenientes de várias tradições os relatos sobre a unção de Davi e nem sempre são concordes, quanto à maneira como foi escolhido.

Ainda durante o reinado de Saul, Davi tinha grande prestígio por parte de algumas tribos, principalmente a de Judá. Isso provocou certo ciúme em Saul, que, depois de tê-lo como elemento importante em seu governo, passou a persegui-lo. É bom lembrar o papel que Micol, filha de Saul e esposa fiel de Davi, teve nessa intriga. Mesmo sendo filha de Saul, sempre esteve ao lado de seu esposo, defendendo-o contra as perseguições do pai.

Enquanto Saul ainda reinava, Davi era muito querido e estimado pelas tribos do sul, considerando-o seu rei. Com a morte de Saul, Davi não precisou mais fugir e foi aceito como rei também pelas tribos do norte. Assim Davi conseguiu consolidar a monarquia em todas as tribos.

Davi, como rei de todo Israel, pensou numa capital que fosse neutra em relação ao norte e ao sul. Assim conquistou Jerusalém dos jebuseus, transformando-a em “sua cidade”. Estabelecido em Jerusalém, Davi governou por mais de trinta anos e garantiu um período de muita paz para o povo de Israel.

Em geral, Davi é apresentado em seu aspecto positivo, sendo visto como “modelo de chefe e líder baseado em comportamento e atitudes exemplares”. Nós sabemos, porém, que ele não foi tão exemplar como muitos relatos o apresentam.

Mais do que apresentar fatos históricos, os relatos bíblicos procuram mostrar a relação entre religião e política. Apresentam Davi como homem de fé e ungido pelo Senhor, tentando legitimar a monarquia em nome de Deus.

nenhum comentário