Dicas de leitura para celebrar o Dia do Teólogo | Paulus Editora

Notícias

24/11/2020

Dicas de leitura para celebrar o Dia do Teólogo

Por Imprensa

No próximo dia 30 de novembro, comemora-se o dia do Teólogo. O teólogo ou teóloga são pessoas que se dedicam a um dos assuntos mais complexos da humanidade: A religião. A teologia vive em constante busca do conhecimento para compreender os diversos aspectos e questões da existência humana e sua relação com Deus, a fim de, contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Por esta razão, a PAULUS Editora selecionou alguns títulos do catálogo de teologia, para auxiliar no estudo dessa área tão importante para a Igreja e para a sociedade. As obras  são resultados de estudos e esforços de pensadores que buscam respostas às mais variadas questões da teologia. Entre as obras indicadas estão os estudos sobre fé e razão, fé e política, os desafios  da teologia na atualidade, o amor de Deus e a teologia dos sacramentos. Confira!

Fé e razão no mundo da tecnociência

 

A relação entre fé e razão é uma questão antiga, mas sempre atual na vida humana. A obra Fé e razão no mundo da tecnociência, de Urbano Zilles, pretende provocar reflexões sobre as relações que há entre fé e razão, entre a teologia, a filosofia e as ciências. Este livro mostra como a fé não só pode, mas deve encontrar meios para sua existência em nosso mundo marcado pela tecnociência.

 

Liberar a Liberdade – Fé e política no terceiro milênio

 

Neste livro, o autor elabora e propõe uma visão cristã dos direitos de cada cidadão, capaz de pôr em discursão num nível teórico e prático a pressão totalitária do Estado marxista e da ideologia ateia. Este conteúdo convida o leitor a meditar a relação entre fé e política, especialmente sobre uma ação política que coloque a família, a solidariedade e a igualdade no centro de sua atenção e programação.

 

 O amor de Deus: Teologia da Redenção

 

A obra O Amor de Deus: Teologia da redenção, escrita por Valeriano Santos da Costa, aborda o ápice do amor de Deus. De acordo com o autor, o livro trabalha a teologia do amor de Deus para mostrar que o cume da salvação se dá quando cada pessoa, instigada pelo desafio de sentir-se amada, vê-se tão próxima de Deus Pai, a ponto de sentir-se tão amada por Ele como o Filho o é desde sempre.

 

Desafios atuais para a teologia 

 

Este livro, aponta novos horizontes para a teologia, reunindo ensaios escritos em diferentes ocasiões, sobre diferentes temas, com o objetivo pastoral de construir uma Igreja viva para um mundo novo. A obra visa fortalecer e aumentar o amor a Deus, aos homens, ao mundo e a si mesmo, com uma fé assumida, com responsabilidade intelectual. Para superar o abismo que  separa a fé e  cultura, Urbano Zilles reflete, criticamente, sobre desafios para a teologia dentro da cultura contemporânea.

 

Sacramentos, práxis e festa

 

Neste livro, além de tratar das grandes questões da teologia dos sacramentos de forma clara, acessível, convincente e cativante, o autor, com originalidade, faz uma reformulação dessa teologia com base em um círculo dialético-hermenêutico formado por duas categorias: a da “práxis”, para a fé cristã, e da “festa”, para os sacramentos da fé. Desse modo, Francisco Taborda deixa claro o lugar dos sacramentos na vida cristã.