Instituída em 1981, durante a 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Mês Vocacional visa realçar nas comunidades paroquiais a atenção para o processo vocacional dos seus fiéis, promovendo encontros de reflexão sobre o tema.
A palavra vocação é oriunda do latim “vocare”, que significa chamar. Para os católicos, esse chamado é ainda mais especial, pois, da sua escuta e, posteriormente do seu sim, nascem as missões que dão vida à Igreja.
Por meio das vocações, as comunidades seguem com o propósito de anunciar o projeto de vida de Jesus Cristo até os confins da terra.
Confira os títulos da PAULUS Editora que elucidam a beleza das diferentes vocações da Igreja:
Neste livro, Dom Edson Oriolo aborda a concepção sacramental – ontológica do ministro ordenado. Apresenta o sacerdote no sentido de sua existência ontologicamente configurada com Cristo. Revigora a índole essencialmente relacional do sacerdote: ele vive em Cristo, por Cristo e com Cristo ao serviço dos homens. Saiba mais.
O livro “Amigos da Família”, escrito por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP), traz uma reflexão sobre a importância da família observada como dom de Deus. Esta publicação tem por finalidade ajudar a família a caminhar e a encontrar-se com a misericórdia de Deus em meio aos desafios atuais. Saiba mais.
Vida Consagrada – Uma opção de amor
O livro “Vida Consagrada – Uma opção de amor”, organizado pelo Diácono Manoel Gomes Filho, faz parte da coleção “Vida consagrada” e visa refletir sobre o que é, de fato, a vida religiosa, sua contribuição na evangelização e atividades realizadas pela Igreja ao longo dos séculos e a atração da juventude por essa escolha de vida ainda nos tempos atuais. Saiba mais.
A Espiritualidade dos leigos à luz do Magistério Eclesial desde o Vaticano II
Escrita pelo teólogo e sociólogo Rudy Albino de Assunção, a obra “A Espiritualidade dos leigos à luz do magistério Eclesial desde o Vaticano II” busca ser um guia de leitura para todos que procuram aprofundamento da espiritualidade laical. O livro explora os documentos do magistério da Igreja desde o Vaticano II, que insistentemente tem discutido a espiritualidade dos leigos. De acordo com o autor, essas discussões são necessárias, já que os carismas, os modos e as condições de vida dos cristãos são variados. Saiba mais.