Releases

16/03/2020

A Espiritualidade dos leigos – À luz do magistério Eclesial desde o Vaticano II

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica:

Título: A Espiritualidade dos leigos – À luz do magistério Eclesial desde o Vaticano II
Autor (a): Rudy Albino de Assunção
Coleção: Temas de Atualidade
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 216
Área de interesse: Espiritualidade

Escrito pelo teólogo e sociólogo Rudy Albino de Assunção, a obra A Espiritualidade dos leigos – À luz do magistério Eclesial desde o Vaticano II, busca ser um guia de leitura para todos que procuram aprofundamento da espiritualidade laical.

O livro explora os documentos do magistério da Igreja desde o Vaticano II, que insistentemente tem discutido a espiritualidade dos leigos. De acordo com o autor, essas discussões são necessárias, já que os carismas, os modos e as condições de vida dos cristãos são variados. Ou seja, diversas também devem ser as formas de vida espiritual com as quais os leigos devem buscar corresponder ao seu chamado à santidade e orientar o seu apostolado.

Rudy Albino ressalta que a obra quer ser um lembrete, de que, “a vida cotidiana precisa desembocar na oração, mas sempre como preâmbulo para que ela se converta em oblação”.

O livro é dividido em oito capítulos e discute de forma cronológica a redescoberta do apostolado e da espiritualidade dos leigos a partir do Concílio Vaticano II, refletindo sobre documentos como Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Apostolicam actuositatem.

O leitor ainda encontrará discussões sobre as conferências episcopais, os magistérios dos papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Além dos documentos 62 e 105 da CNBB.

Rudy Albino de Assunção (Org.) Bacharel em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE, 2005), mestre (2010) e doutor (2016) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez estágio de doutorado na Universidade de Navarra (Espanha, 2014). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professor e coordenador dos cursos de Filosofia e Teologia no Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA, Ceará).