A Espiritualidade dos leigos à luz do magistério Eclesial desde o Vaticano II | Paulus Editora

Releases

16/03/2020

A Espiritualidade dos leigos à luz do magistério Eclesial desde o Vaticano II

Por Imprensa

Ficha técnica:

Título: A Espiritualidade dos leigos – À luz do magistério Eclesial desde o Vaticano II
Autor (a): Rudy Albino de Assunção
Coleção: Temas de Atualidade
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 216
Área de interesse: Espiritualidade

Escrito pelo teólogo e sociólogo Rudy Albino de Assunção, a obra A Espiritualidade dos leigos à luz do magistério Eclesial desde o Vaticano II busca ser um guia de leitura para todos que procuram aprofundamento da espiritualidade laical.

O livro explora os documentos do magistério da Igreja desde o Vaticano II, que insistentemente tem discutido a espiritualidade dos leigos. De acordo com o autor, essas discussões são necessárias, já que os carismas, os modos e as condições de vida dos cristãos são variados. Ou seja, diversas também devem ser as formas de vida espiritual com as quais os leigos devem buscar corresponder ao seu chamado à santidade e orientar o seu apostolado.

Rudy Albino ressalta que a obra quer ser um lembrete, de que, “a vida cotidiana precisa desembocar na oração, mas sempre como preâmbulo para que ela se converta em oblação”.

O livro é dividido em oito capítulos e discute de forma cronológica a redescoberta do apostolado e da espiritualidade dos leigos a partir do Concílio Vaticano II, refletindo sobre documentos como Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Apostolicam actuositatem.

O leitor ainda encontrará discussões sobre as conferências episcopais, os magistérios dos papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Além dos documentos 62 e 105 da CNBB.

Rudy Albino de Assunção é bacharel em Filosofia, Mestre e Doutor em Sociologia Política, Pós-Doutorado em Teologia. Professor do Master “Filosofia e Religião segundo Joseph Ratzinger”, da Universidade Internacional de La Rioja. Pela PAULUS Editora, publicou as seguintes obras: “Bento XVI, a Igreja Católica e o Espírito da Modernidade”, “A Espiritualidade dos leigos à luz do Magistério Eclesial desde o Vaticano II”. Como organizador, preparou as seguintes coletâneas: “A Grande Esperança – Textos escolhidos sobre escatologia”, “Deus no espaço público: Escritos sobre Europa, política, economia e cultura”, “Encíclicas de Bento XVI” e “No Princípio Está a Communio – Textos selecionados sobre eucaristia, eclesiologia e mariologia”. É, também, palestrante e tradutor.