Agosto, mês de refletir, rezar e celebrar as vocações | Paulus Editora

Notícias

03/08/2022

Agosto, mês de refletir, rezar e celebrar as vocações

Por Imprensa

 Ouvi então a voz do Senhor que dizia: “Quem é que vou enviar? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou. Envia-me!” (Is 6,8).

Em agosto, a Igreja Católica no Brasil celebra as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa, familiar e leiga. O mês vocacional é celebrado anualmente desde 1981, com o objetivo de ressaltar a importância das vocações para o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo e para a própria vida do povo de Deus.

De modo especial, a Igreja reza pelas vocações já existentes e convida os cristãos a refletirem sobre o chamado de Deus na vida particular de cada um. A palavra “vocação” deriva do verbo latino “vocare”, que significa “chamar”, a palavra também está ligada ao ato de colocar-se à disposição para uma missão especial.

Neste período, a celebração litúrgica também evidencia a cada domingo uma vocação específica. No primeiro domingo de agosto, celebra-se a vocação sacerdotal, a Igreja recorda-se da figura do sacerdote como pastor e pai espiritual, responsável em guiar o povo de Deus, sobretudo, como o mediador que celebra a Eucaristia.

No segundo domingo, comemora-se a vocação matrimonial, a celebração ressalta o sacramento matrimonial como vocação e dom ensinado por Deus. Já o terceiro domingo, destaca a vocação à vida consagrada — homens e mulheres consagram suas vidas a Deus e aos irmãos para anunciar o Evangelho.

Por fim, o quarto domingo destaca a figura do leigo (as), pessoas empenhadas em dar continuidade à missão evangelizadora da Igreja de Cristo. São pessoas de fé que intercalam o seu tempo entre família e os trabalhos pastorais nas comunidades, paróquias e dioceses. Entre as pastorais, o quarto domingo destaca o Dia do Catequista.

Para celebrar o mês vocacional, a PAULUS Editora indica alguns títulos vocacionais e lançamentos recentes que ajudam a refletir, meditar e rezar em prol de cada vocação. Confira!

Coração Sacerdotal

 

 

O livro “Coração Sacerdotal” se dedica à reflexão sobre o ministério da vocação sacerdotal, com seus desafios e suas maravilhas. Trata-se de uma carta de amor ao sacerdócio e aos sacerdotes, nos mais diversos aspectos que envolvem a vida e a missão de ser padre. Saiba mais.

 

 

Amigos da Família

 

 

A obra “Amigos da Família”, escrito por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP), traz uma reflexão sobre a importância da família observada como dom de Deus. Esta publicação tem por finalidade ajudar a família a caminhar e a encontrar-se com a misericórdia de Deus em meio aos desafios atuais. Saiba mais!

 

 

Discernir o chamado: A avaliação vocacional

 

Toda vocação exige de quem a experimenta uma reflexão prolongada, uma decisão ponderada e uma opção perseverante. Tratando-se, além disso, de uma vocação cristã e eclesial, que é interpretada como chamado e convite de Deus, a pessoa tem de efetuar um discernimento espiritual, esforçando-se por perceber e entender a percepção recebida. Estas páginas abordam esse discernimento e o exame da vocação de especial consagração no ministério ordenado e na vida consagrada, oferecendo uma metodologia concreta para a avaliação vocacional. Saiba mais!

 

Laicato: Vocação e Missão – Dom Orlando Brandes

 

 

Escrita por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, a obra Laicato: vocação e missão, lançamento da PAULUS Editora, tem o objetivo de facilitar a compreensão da identidade, vocação, missão e espiritualidade dos leigos e leigas no mundo e na Igreja. Saiba mais.

 

 

Francisco, o bispo de Roma, e a Igreja Particular

 

 

O livro “Francisco, bispo de Roma, e a Igreja Particular”, escrito por Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina (MG), traz ao público importantes considerações sobre a missão, a visão e os valores da Igreja Católica, em suas mais variadas instâncias de evangelização, sobretudo, em comunhão com a eclesiologia do Concílio Vaticano II e as atribuições e orientações do Papa Francisco. Saiba mais.