Conheça os títulos sobre São João da Cruz, o grande santo do amor | Paulus Editora

Notícias

14/12/2023

Conheça os títulos sobre São João da Cruz, o grande santo do amor

Por Imprensa

Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, a Igreja Católica convida a celebrar a memória litúrgica de São João da Cruz, grande Doutor da Igreja e reformador do Carmelo. Batizado com o nome de Juan Yespes – São João da Cruz nasceu na Espanha, em Fontiveros, província de Ávila no ano de 1542, numa família de origem humilde. Aos 21 anos, optou pelo seguimento da vida religiosa na Ordem Carmelita, onde viveu de maneira exemplar os valores cristãos, sempre intercalando suas atividades entre vida de profunda oração, estudos e atos de caridade em diversos trabalhos em hospitais e residências da cidade.

São João da Cruz foi formador dos Frades da Ordem dos Carmelitas durante sua missão evangelizadora na Ordem por intermédio de Santa Teresa D’Ávila (1515-1582). Neste contexto de formador, suportou grandes provações com alegria e sempre louvando a Deus pelas dificuldades da missão. Por seu exemplo de vida consagrada, amplamente dedicada aos planos de Deus, este Santo deixou grandes ensinamentos de fé, especialmente, de como viver a caridade, a pobreza, a confiança na providência divina, os sofrimentos e entrega total a Deus por meio da oração.

Após intensa vida de alegrias e sofrimentos, São João da Cruz faleceu no Convento de Ubeda, Espanha, no dia 14 de dezembro de 1591, aos 49 anos de idade. Sua proposta de reforma da Ordem Carmelita Descalça foi seguida com êxito. Após sua morte, São João da Cruz passou a ser venerado e seguido pelos seus confrades. Em 1952, foi aclamado como o Padroeiro dos Poetas da Espanha.  Deixou diversas obras de valor humanístico e teológico. Foi canonizado no ano de 1726 e proclamado doutor da Igreja em 1926, pelo Papa São Pio XI. Para celebrar a data, a PAULUS Editora indica algumas obras que destacam a biografia de São João da Cruz e suas importantes contribuições  teológicas e espirituais para a Igreja.

 

São João da Cruz: Noite escura lida hoje

 

 

A necessidade de retornar à oração pessoal se tornou mais urgente do que nunca. Homens de silêncio no meio do barulho, qualificados e profundos. São João da Cruz, mestre indiscutível de silêncio musical, revela-nos nestas páginas, magistralmente cinzentas, pelo autor, os segredos interiores que uma autêntica antropologia e uma clarividente teologia não podem desconhecer. Saiba mais!

 

São João da Cruz: O amor não cansa nem se cansa

 

O livro “O amor não cansa nem se cansa” traduz os mais belos pensamentos e versos da mais alta poesia do frade espanhol São João da Cruz. O amor é visto sob a ótica de um grande santo carmelita que deseja, por meio da sua experiência, conduzir o leitor a uma espiritualidade com Deus.  Saiba mais!

 

 

São João da Cruz: Doutor do tudo e do nada – Pedro Paulo DI Bernardino

 

 

Este livro é um retrato vivo de são João da Cruz, o primeiro descalço da ordem carmelitana, 400 anos depois de sua morte. O autor nos apresenta, com serena imparcialidade, as várias etapas da breve, mas sofrida, existência de são João da Cruz, o místico do despojamento, da nudez espiritual, da totalidade de Deus, do amor à Cruz. Saiba mais!

 

Itinerário espiritual de São João da Cruz – Pedro Paulo DI Bernardino

Com a presente obra, o autor coroa um longo trabalho, atingindo um tríplice objetivo: 1) completa uma trilogia que honra e celebra dignamente um grande santo da Igreja; 2) oferece uma verdadeira primícia espiritual ao público brasileiro; 3) propõe um conhecimento mais profundo e completo de São João da Cruz, tentando uma síntese entre palavra e vida. Saiba mais!