O amor não cansa nem se cansa | Paulus Editora

Releases

15/06/2016

O amor não cansa nem se cansa

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O amor não cansa nem se cansa
Autor: São João da Cruz
Acabamento: Brochura
Coleção: Espiritualidade
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 144
Área de Interesse: Espiritualidade e Teologia

Versos e pensamentos do “Doutor Místico” da Igreja, São João da Cruz

A obra O amor não cansa nem se cansa traduz os mais belos pensamentos e versos da mais alta poesia do frade espanhol São João da Cruz. O amor é visto sob a ótica de um grande santo carmelita, que deseja, por meio da sua experiência, conduzir o leitor a uma espiritualidade com Deus.

A trajetória de vida de João da Cruz foi marcada pelos sofrimentos e incompreensões – por parte dos que não conseguiram entender o seu radicalismo profético de amor para o Reino –, mas também marcada pela grande amizade com Santa Teresa d’Ávila, que lhe permitiu levar à frente o seu projeto de amor e doação.

O livro é dividido em cinco partes, cujas reflexões são do âmbito da espiritualidade. Dentre os temas abordados estão: a busca de Deus; a escalada espiritual; Jesus, o guia; no cimo da montanha e, por fim, poesias. São João da Cruz é o “santo Doutor” que propõe que o homem deixe de ser carnal e se torne espiritual, e que de humano se transforme em divino.

Dentro do convento de Toledo, João da Cruz fez da dura experiência de isolamento uma fonte de amadurecimento e de plenitude humano-espiritual. Foi nessa situação de extrema solidão e incompreensão que brotaram do seu coração os versos de amor a Deus. A seleção dos textos foi organizada pelo Frei Patrício Sciadini, na perspectiva de revelar um místico inquieto, sempre em busca de intensificar a intimidade e comunhão com o Criador.

No percurso, ele põe-se a cantar com alegria a difícil aventura da fé. O pregador, místico, escritor, poeta e grande santo da Igreja não fez outra coisa senão viver o amor, cantar o amor e ensinar o amor. Em comemoração pelo IV Centenário (1591-1991) da morte do místico, a obra apresenta a sua doutrina e a sua pedagogia, de modo a mostrar que, para São João da Cruz, Deus é noite, e somente se dá a conhecer para quem verdadeiramente se aventura nessa busca.