Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos Bíblia Sagrada - Edição Pastoral IntraText CT - Texto |
29
Egito: o fim de uma grande potência -* 1 No dia doze do décimo mês do ano dez, recebi de Javé a seguinte mensagem: 2 «Criatura humana, olhe agora para o Faraó, rei do Egito, e profetize contra ele e contra todo o Egito. 3 Diga: Assim diz o Senhor Javé: Aqui estou eu contra você, Faraó, rei do Egito, enorme dragão deitado no meio do rio Nilo. Você afirma: ‘O Nilo é meu, fui eu que o fiz’. 4 Pois bem! Cravarei arpões em seu queixo e grudarei os peixes do rio nas escamas de você. Depois puxarei você para fora do rio com todos os peixes grudados em suas escamas. 5 Vou atirá-lo no deserto, você com todos os peixes do seu rio. E você cairá em pleno campo, e não será recolhido nem sepultado. Transformarei você em pasto para os animais do campo e as aves do céu. 6 Os habitantes do Egito ficarão sabendo que eu sou Javé, porque você foi muleta de caniço para a casa de Israel. 7 Quando pegaram você na mão, você rachou e furou a mão deles. Quando em você eles se apoiaram, você quebrou e eles caíram. 8 Por isso, assim diz o Senhor Javé: Olhe! Vou trazer contra você a espada e eliminar homens e animais. 9 A terra do Egito ficará arrasada e em ruínas. Então eles ficarão sabendo que eu sou Javé. Você disse: ‘O Nilo é meu, fui eu que o fiz’. 10 Pois bem! Aqui estou eu contra você e contra o seu rio Nilo. Entregarei a terra do Egito à ruína e à destruição, desde Magdol até Siene, na fronteira da Etiópia. 11 Pelo Egito não passará pé humano ou casco de animal, e ficará despovoado por quarenta anos. 12 Vou fazer do Egito a mais desolada de todas as terras. Por quarenta anos, suas cidades ficarão mais arrasadas do que todas as cidades em ruínas. Vou espalhar os egípcios no meio das nações e dispersá-los entre os países.
13 Assim diz o Senhor Javé: Depois de quarenta anos, reunirei os egípcios do meio de todos os povos por onde foram espalhados. 14 Mudarei a sorte do Egito, trazendo seus cativos de volta para a região de Patros, sua pátria, onde formarão um reino insignificante. 15 Será o menor dos reinos, e nunca mais sobressairá entre as nações. Farei que ele seja reduzido, para nunca mais oprimir outros povos. 16 O Egito também nunca mais poderá servir de apoio para a nação israelita. Pelo contrário, estará lembrando o pecado dela por ter pedido ajuda ao Egito. Então eles ficarão sabendo que eu sou Javé».
Empregado de Deus -* 17 No dia primeiro do primeiro mês do ano vinte e sete, recebi a seguinte mensagem de Javé: 18 «Criatura humana, Nabucodonosor, o rei da Babilônia, impôs ao seu exército um trabalho muito difícil na guerra contra Tiro. Diante de Tiro, ficaram todos carecas e com o ombro esfolado, sem conseguir nenhuma recompensa para o rei ou para o seu exército, apesar de todo o esforço com que lutaram contra essa cidade. 19 Por isso, assim diz o Senhor Javé: Vou entregar a terra do Egito a Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ele carregará as riquezas do Egito, saqueará e roubará o que puder, para pagar o próprio exército. 20 Pelo trabalho que tiveram lá em Tiro, vou lhes dar a terra do Egito, pois trabalharam para mim - oráculo do Senhor Javé.
21 Nesse dia, farei brotar uma força em Israel e farei que você abra a boca no meio deles. E assim ficarão sabendo que eu sou Javé».
29,1-16: Crocodilo (= enorme dragão, v. 3) e caniço (v. 6) eram símbolos do Egito. Ezequiel ironiza a figura do Faraó e as suas alianças enganosas com Judá. O exílio e a restauração prometidos ao Egito aludem provavelmente a seu retorno às fronteiras originais, com a perda de sua importância no cenário internacional.
Essas potências, à primeira vista, se apresentam como soberanas da história, mas na realidade são meros empregados de Deus que executam dialeticamente a justiça divina dentro da história. E nesse vaivém da história, onde as potências se digladiam, o povo oprimido vai adquirindo o discernimento e a coragem para dizer a sua palavra a cada momento, e encontrar o caminho da própria libertação.