Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

40

O profeta não é oportunista -* 1 Palavra que Javé dirigiu a Jeremias, depois que Nabuzardã, chefe da guarda, o enviou de volta de Ramá, onde ele estava amarrado na corrente junto com os presos de Judá e Jerusalém, que estavam sendo levados para o exílio na Babilônia. 2 Ao tirá-lo do meio dos prisioneiros, o chefe da guarda lhe disse: «Javé, o seu Deus, predisse esta desgraça para este lugar, 3 e a realizou. Javé fez conforme havia falado, pois vocês pecaram contra ele e não lhe obedeceram. Foi por esse motivo que aconteceu tudo isso a vocês. 4 Eu soltei as algemas do seu pulso. Se você acha bom ir para a Babilônia comigo, vamos, que eu olharei por você. Mas se você não acha bom ir comigo para a Babilônia, pode ficar: o país inteiro está aí à sua frente, pode ir para onde você achar melhor e mais correto». 5 Antes de Jeremias tomar um rumo, o chefe da guarda continuou: «Você pode ir para a casa de Godolias, filho de Aicam, neto de Safã, que o rei da Babilônia colocou como governador das cidades de Judá. Pode ficar com ele, no meio do povo. Ou então, pode ir para onde achar preferível». O chefe da guarda deu-lhe provisões e presentes, e o deixou livre. 6 Jeremias foi para a casa de Godolias, filho de Aicam, em Masfa, e ficou com ele, vivendo no meio do povo que ficara no país.

Esperança de renovação -* 7 Os comandantes das guarnições que estavam fora da cidade, juntamente com todos os seus homens, ficaram sabendo que o rei da Babilônia tinha colocado Godolias, filho de Aicam, como governador, e que tinha confiado a ele os homens, mulheres e crianças, e os pobres do país que não tinham sido levados para o exílio na Babilônia. 8 Ismael, filho de Natanias; Joanã e Jônatas, filhos de Carea; Saraías, filho de Taneumet; os filhos de Ofi de Netofa; e Jezonias, filho de Maacati, foram procurar Godolias em Masfa. Foram eles e seus comandados. 9 Godolias, filho de Aicam, neto de Safã, jurou para eles e seus comandados: «Não tenham medo de servir aos caldeus. Permaneçam na terra e sirvam ao rei da Babilônia, e tudo irá bem para vocês. 10 Quanto a mim, fiquei aqui em Masfa como responsável diante dos caldeus que vêm até nós. E vocês, vão fazer a colheita do vinho, das frutas e do azeite; encham suas vasilhas e fiquem nas cidades que vocês estão ocupando».

11 Também os judeus que estavam em Moab, entre os amonitas, em Edom e outras regiões, ouviram falar que o rei da Babilônia tinha deixado um resto em Judá e que havia colocado Godolias, filho de Aicam, neto de Safã, como governador deles. 12 Então começaram a voltar judeus de todos os lugares por onde haviam se espalhado; entraram em Judá, junto a Godolias, em Masfa, e fizeram uma colheita muito abundante de vinho e frutas.

Fanatismo irresponsável -* 13 Joanã, filho de Carea, e os comandantes do exército que estavam no interior, foram procurar Godolias em Masfa. 14 Disseram-lhe: «Você sabe que Baalis, rei dos amonitas, mandou Ismael, filho de Natanias, matar vocêMas Godolias, filho de Aicam, não acreditou neles. 15 Mesmo assim, Joanã, filho de Carea, falou em particular a Godolias, em Masfa: «Eu vou matar Ismael, filho de Natanias, e ninguém ficará sabendo. Por que ele haveria de matar você? Por que todos esses judeus que se reuniram em torno de você teriam de se espalhar? Por que seria destruído o resto de Judá16 Mas Godolias, filho de Aicam, respondeu a Joanã, filho de Carea: «Não faça isso, pois o que você está falando de Ismael é falso».




* 40,1-6: O antinacionalismo de Jeremias valeu-lhe a simpatia do conquistador. O profeta, porém, não é oportunista e escolhe permanecer no meio do seu povo.



* 7-12: Nomeado governador pelos babilônios, o judeu Godolias procura reorganizar a vida dos pobres que permaneceram em Judá.



* 40,13-41,18: O sucesso de Godolias atrai a rivalidade de um grupo nacionalista remanescente, que age com fanatismo, matando o governador. Era contra esse nacionalismo inconseqüente que Jeremias sempre se opôs.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002