Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

1

Título -* 1 Palavras de Coélet, filho de Davi, rei de Jerusalém.

I. INTRODUÇÃO

A vida é passageira -* 2 Ó suprema fugacidade, diz Coélet, ó suprema fugacidade! Tudo é fugaz! 3 Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol?

Repetição produz tédio -* 4 Geração vai, geração vem, e a terra permanece sempre a mesma. 5 O sol se levanta, o sol se põe, voltando depressa para o lugar de onde novamente se levantará. 6 O vento sopra para o sul, depois gira para o norte e, girando e girando, vai dando as suas voltas. 7 Todos os rios correm para o mar, e o mar nunca transborda; embora cheguem ao fim do seu percurso, os rios sempre continuam a correr. 8 Toda explicação fica pela metade, pois o homem não consegue terminá-la. O olho não se farta de ver, nem o ouvido se farta de ouvir. 9 O que aconteceu, de novo acontecerá; e o que se fez, de novo será feito: debaixo do sol não nenhuma novidade. 10 Às vezes, ouvimos dizer: «Veja: esta é uma coisa novaMas ela existiu em outros tempos, muito antes de nós. 11 Ninguém se lembra dos antigos, e aqueles que existem não serão lembrados pelos que virão depois deles.

II. ONDE ESTÁ A FELICIDADE?

O conhecimento não resolve -* 12 Eu, Coélet, fui rei de Israel em Jerusalém. 13 Eu resolvi pesquisar e investigar com sabedoria tudo o que acontece debaixo do céu. Essa é uma tarefa penosa que Deus entregou aos homens, para com ela ficarem ocupados. 14 Então examinei as coisas que se fazem debaixo do sol, e cheguei à conclusão de que tudo é fugaz, uma corrida atrás do vento: 15 o que é torto, não se pode endireitar; e o que falta não se consegue contar.

16 Pensei e disse para mim mesmo: «Fiquei maior e mais sábio do que todos os que reinaram em Jerusalém antes de mim, e a minha mente adquiriu muita sabedoria e ciência17 Decidi então conhecer a sabedoria e a ciência, assim como a tolice e a loucura. E compreendi que também isso é correr atrás do vento, 18 porque, onde muita sabedoria, também muita tristeza, e onde mais conhecimento, também mais sofrimento.




* 1,1: Título de todo o livro. Coélet pode ser nome próprio ou de alguém que fala à comunidade reunida. O autor se personifica como o rei Salomão.



* 2-3: É a síntese de todo o livro: examinando a situação em que o povo vive, a conclusão é que tudo é frágil e passageiro. O povo vive trabalhando. E que proveito ele tira do seu trabalho?



* 4-11: O perigo está em perder o sentido da vida. Quando isso acontece todas as coisas perdem o significado. A vida se torna repetição monótona e enfadonha, sem motivação nenhuma.



* 12-18: Salomão era considerado o modelo do homem sábio. Mas o autor garante que nem conhecimento nem erudição levam para a felicidade. Ao contrário: o conhecimento faz descobrir ainda melhor que a vida é passageira.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002