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Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
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Prólogo

Sabedoria para viver -* 1 Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel, 2* para conhecer a sabedoria e a disciplina; para entender as sentenças profundas; 3 para adquirir disciplina e sensatez, justiça, direito e retidão; 4 para ensinar sagacidade aos ingênuos, conhecimento e reflexão aos jovens. 5 Que o sábio escute e assim aumentará o seu saber, e o homem prudente adquirirá habilidade 6 para entender provérbios e metáforas, as sentenças dos sábios e seus enigmas. 7 O temor de Javé é o princípio do saber, porém os idiotas desprezam a sabedoria e a disciplina.

I. O SIGNIFICADO DA SABEDORIA

Resistir aos injustos -* 8 Meu filho, escute a disciplina de seu pai, e não despreze o ensinamento de sua mãe, 9 porque serão para você uma coroa formosa na cabeça e um colar no pescoço.

10 Meu filho, se os pecadores quiserem enganar você, não se deixe arrastar. 11 Eles costumam dizer: «Venha conosco, vamos fazer emboscadas para matar, vamos cercar impunemente o inocente; 12 nós os engoliremos vivos como faz a morte, inteiros, como aqueles que baixam à cova. 13 Conseguiremos todo tipo de riquezas e encheremos nossa casa com as coisas roubadas. 14 Participe do nosso grupo e faremos uma caixa comum». 15 Meu filho, não ande com gente desse tipo, nem ponha os pés no caminho deles, 16 porque os pés deles correm para o mal, e eles se apressam para derramar sangue. 17 Não adianta armar o alçapão, quando o passarinho está olhando. 18 No fundo, suas armadilhas serão mortais para eles próprios que estão atentando contra si mesmos. 19 Tal é o destino do ganancioso: a cobiça acaba com o cobiçoso.

Mudem, antes que seja tarde! -* 20 A Sabedoria grita pelas ruas e levanta a voz nas praças. 21 Ela grita no burburinho da cidade e anuncia nas praças públicas: 22 «Até quando, ó ingênuos, vocês vão amar a ingenuidade? E vocês, zombadores, até quando se empenharão na zombaria? E vocês, insensatos, até quando odiarão o conhecimento? 23 Voltem-se para ouvir o meu aviso: eu vou derramar meu espírito sobre vocês, e lhes comunicarei as minhas palavras. 24 Contudo, eu chamei, e vocês recusaram; estendi a mão, e ninguém deu atenção. 25 Vocês recusaram os meus conselhos e não aceitaram o meu aviso. 26 Por isso, eu também vou rir da desgraça de vocês. Vou zombar, quando o terror os assaltar. 27 Quando o terror cair sobre vocês como tempestade, a desgraça chegar como furacão, e a angústia e aflição os alcançar, 28 então vocês vão me chamar, mas eu não responderei. Vocês vão me procurar, mas não me encontrarão. 29 Vocês recusaram o conhecimento e não escolheram o temor de Javé. 30 Não aceitaram o meu conselho e desprezaram o meu aviso. 31 Pois bem! Vocês comerão o fruto do seu comportamento e ficarão fartos de seus próprios conselhos. 32 Sim, a revolta dos ingênuos acabará levando-os à morte, e a despreocupação acabará com os insensatos. 33 Todavia, quem me obedece, viverá tranqüilo. Estará seguro, e não temerá nenhum mal».




* 1,1: Os Provérbios não são de autoria pessoal do rei Salomão. Ele é considerado patrono da sabedoria, porque instalou na corte de Israel uma escola sapiencial, moldada no estilo egípcio, para cuidar dos assuntos burocráticos e da cultura.



* 2-7: A finalidade do livro é educar: para a vida, para o governo e para refinar um discernimento aplicado a todas as situações da vida pessoal e social. O princípio básico da sabedoria é o temor de Javé, ou seja, o reconhecimento de que ele é a fonte da sabedoria. Ele a comunica através das experiências concretas da vida, e ela é acessível a qualquer pessoa: «a voz do povo é a voz de Deus».



* 1,8-9,18: É a parte mais recente do livro. Foi escrita no pós-exílio, quando a comunidade judaica se esforçava para se reorganizar. Não havia mais rei (messias), nem profetas. Para autogovernar-se, a comunidade devia recorrer à sua própria experiência histórica, esta sabedoria acumulada através das mais diversas situações. Desse modo, a sabedoria se torna para a comunidade o grande chefe, que vai orientá-la nas várias situações da vida pessoal e social. Provérbios 1-9 funciona, portanto, como introdução que valoriza e dá a chave para a leitura do livro, que contém a sabedoria do povo.

1,8-19: O tratamento pai-filho é comum nos livros sapienciais, para indicar o relacionamento entre o sábio e seus discípulos. A primeira instrução é evitar as más companhias, que desviam do caminho da justiça.



* 20-33: A sabedoria, experiência da vida, grita aos homens, como os profetas, convidando à conversão. Trata-se de mudar de vida, adquirindo espírito crítico e bom senso. Isso é tanto mais grave, quanto mais se descobre que a vida faz cada um experimentar as conseqüências da própria escolha. Portanto, é melhor tomar consciência e mudar, antes que seja tarde demais.






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