Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

5

O drama familiar -* 1 Tobias perguntou a seu pai: «Meu pai, vou fazer tudo o que o senhor me mandou. 2 Mas como posso recuperar esse dinheiro? Gabael não me conhece e eu não o conheço. Que sinal posso dar-lhe para que ele me reconheça, acredite em mim e me entregue o dinheiro? Além disso, não conheço o caminho para ir até a Média». 3 Tobit respondeu: «Gabael me deu um documento e eu dei outro a ele. Dividi o documento em duas partes, e cada um ficou com uma delas. Uma parte, eu deixei lá com o dinheiro, e a outra está comigo. se passaram vinte anos, desde que eu depositei esse dinheiro! Agora, meu filho, procurar uma pessoa de confiança que possa acompanhá-lo na viagem, e nós pagaremos a ela quando vocês voltarem. e recupere esse dinheiro que está com Gabael».

4 Tobias saiu para procurar uma pessoa que pudesse ir com ele até a Média e conhecesse o caminho. Logo que saiu, encontrou o anjo Rafael bem à frente dele, mas não sabia que era um anjo de Deus. 5 Tobias lhe perguntou: «De onde você é, rapaz?» Ele respondeu: «Sou israelita, seu compatriota, e estou aqui procurando trabalho». Tobias lhe perguntou: «Você sabe o caminho para a Média6 Ele respondeu: «Sim. estivemuitas vezes e conheço bem todos os caminhos. Fui muitas vezes à Média, e me hospedei na casa do nosso compatriota Gabael, que mora em Rages, na Média. São dois dias de viagem de Ecbátana até Rages, pois Rages fica na região montanhosa e Ecbátana fica na planície». 7 Tobias disse: «Espere aqui, rapaz, enquanto vou contar isso a meu pai. Estou precisando que você viaje comigo. Eu lhe pago depois». 8 Rafael disse: «Está bem. Ficarei esperando, mas não demore».

9 Tobias entrou em casa e contou a seu pai Tobit: «Pai, encontrei um israelita, que é nosso compatriotaTobit lhe disse: «Chame-o para que eu saiba de que família e tribo ele é, e se é de confiança para viajar com você, meu filho».

10 Tobias saiu para chamá-lo e disse: «Rapaz, meu pai está chamando você!» O anjo entrou na casa, e Tobit se apressou em cumprimentá-lo. O anjo disse: «Desejo-lhe muita alegria». Tobit respondeu: «Que alegria ainda posso ter? Sou cego, não enxergo a luz do dia, vivo na escuridão com os mortos, que não enxergam a luz. Escuto a voz das pessoas, mas não posso -las». Rafael disse-lhe: «Coragem! Em breve, Deus vai curá-lo. Tenha confiança». Tobit disse a ele: «Meu filho Tobias quer ir até a Média. Você pode ir com ele para ensinar o caminho? Eu lhe pagarei por isso, meu irmão». Ele respondeu: «Posso ir. Conheço todas as estradas. Muitas vezes viajei até a Média e percorri todas as suas planícies e montanhas, e conheço todos os caminhos por lá». 11 Tobit lhe perguntou: «Meu irmão, de que família e tribo você é? Conte para mim». 12 O anjo respondeu: «Para que você quer saber sobre minha família e triboTobit insistiu: «Gostaria de saber de quem você é filho e qual é o seu nome13 Rafael respondeu: «Sou Azarias, filho do grande Ananias, um compatriota seu». 14 Tobit disse: «Seja bem-vindo, meu irmão. Não leve a mal se eu procuro saber exatamente seu nome e sua família. Acontece que você é parente meu e vem de uma família honesta e honrada. Conheço bem Ananias e Natã, os dois filhos do grande Semeías. Eles costumavam ir comigo a Jerusalém, para juntos adorarmos a Deus. Eles nunca se desviaram do caminho certo. Seus parentes são homens de bem. Seja bem-vindo, porque você vem de uma raiz muito boa». 15 E acrescentou: «Vou lhe pagar uma dracma por dia, além do necessário para você e meu filho. 16 Acompanhe meu filho, que depois eu ainda posso lhe aumentar o pagamento». 17 O rapaz respondeu: «Vou com ele. Não tenha medo. Iremos e voltaremos sãos e salvos. O caminho é seguro». Tobit disse: «Deus lhe pague, meu irmão». Então Tobit chamou o filho e recomendou: «Filho, prepare o necessário para a viagem e parta com o seu parente. Que o Deus do céu proteja vocês e os traga sãos e salvos. Que seu anjo os acompanhe com sua proteção, meu filho».

Tobias beijou seu pai e sua mãe e partiu para a viagem, enquanto Tobit lhe dizia: «Boa viagem18 Sua mãe começou a chorar, e disse a Tobit: «Por que você mandou o meu filho? Ele era o nosso apoio e sempre estava perto de nós! 19 O dinheiro não vale nada em comparação com o nosso filho. 20 O que Deus nos dava era o bastante». 21 Tobit disse: «Não se preocupe! Nosso filho partiu e voltará são e salvo. Você verá com seus próprios olhos, quando ele voltar são e salvo. 22 Não se preocupe nem se atormente, minha irmã. Um anjo bom o acompanhará, lhe dará uma viagem tranqüila e o trará são e salvo». 23 Então, ela parou de chorar.




* 5,1-23: A graça da cena está no fato de que as personagens ignoram completamente que o rapaz é o anjo Rafael, enviado por Deus. Desse modo, salienta-se a fé, que é a confiança na certeza de que Deus vai agir. No plano da narrativa e da nossa vida, tal ação de Deus se processa de maneira comum, sem nada de aparentemente maravilhoso. Note-se a tensão dramática na família. O filho deve aventurar-se numa viagem a lugar desconhecido. O pai o incentiva, e sua única preocupação é que o filho encontre um guia de confiança. A mãe, pelo contrário, prefere que o filho não se arrisque, mas fique sempre em casa.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002