Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

33

O projeto continua -* 1 Javé disse a Moisés: «Vamos! Parta daqui com o povo que você tirou do Egito, e para a terra que eu prometi para Abraão, Isaac e Jacó, quando falei que a daria para a descendência deles. 2 Vou enviar na frente de você o meu anjo, para expulsar os cananeus, amorreus, heteus, ferezeus, heveus e jebuseus. 3 Suba para uma terra onde corre leite e mel. Mas eu não subirei no meio de vocês, que são um povo de cabeça dura, porque eu os exterminaria no meio do caminho». 4 Ouvindo essas palavras tão duras, o povo começou a chorar, e ninguém se enfeitou com jóias. 5 É que Javé tinha dito a Moisés: «Diga aos filhos de Israel: ‘Vocês são um povo de cabeça dura. Se eu os acompanhasse por um momento, eu os exterminaria. Por isso, tirem agora as jóias que vocês usam, e eu verei o que vou fazer com vocês’ «. 6 Então os filhos de Israel deixaram seus enfeites, a partir do monte Horeb.

Javé não se deixa manobrar -* 7 Moisés pegou a tenda e armou-a fora e longe do acampamento, e a chamou tenda da reunião. Quem queria consultar a Javé, devia ir até a tenda da reunião, que estava fora do acampamento. 8 Quando Moisés se dirigia para a tenda, todo o povo se levantava e ficava na entrada da própria tenda, seguindo Moisés com o olhar, até que ele entrasse na tenda. 9 Quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e ficava na entrada da tenda, enquanto Javé falava com Moisés. 10 Quando o povo via a coluna de nuvem parada na entrada da tenda, cada um se levantava e se prostrava à entrada da própria tenda. 11 Javé falava com Moisés face a face, como um homem fala com o amigo. Depois Moisés voltava para o acampamento, enquanto seu ajudante, o jovem Josué, filho de Nun, não se afastava do interior da tenda.

A nova sociedade precisa de Deus -* 12 Moisés disse a Javé: «Tu me disseste: ‘Faça este povo subir’. Mas não me indicaste ninguém para me ajudar na missão. No entanto, dizes que me tratas com intimidade e que gozo do teu favor. 13 Agora, portanto, se gozo do teu favor, ensina-me o teu caminho, e assim ficarei sabendo que gozo do teu favor. Além disso, leva em conta que esta nação é o teu povo». 14 Javé disse: «Eu irei e pessoalmente darei descanso a você». 15 Moisés replicou: «Se não vieres pessoalmente, não nos faças sair daqui. 16 Como se poderá saber que eu e teu povo gozamos do teu favor, se de fato não caminhares conosco? Desse modo, eu e o teu povo seremos diferentes de todos os povos da terra». 17 Javé replicou a Moisés: «Eu vou conceder o que você está pedindo, porque você goza do meu favor, e eu trato você com intimidade».

Deus é mistério -* 18 Moisés pediu a Javé: «Mostra-me a tua glória». 19 Javé respondeu: «Farei passar diante de você todo o meu esplendor, e pronunciarei diante de você o meu nome: Javé. Terei piedade de quem eu quiser ter piedade, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão». 20 E acrescentou: «Você não poderá ver o meu rosto, porque ninguém pode -lo e continuar com vida». 21 E Javé disse ainda: «Eis aqui um lugar junto a mim: fique em cima da rocha. 22 Quando a minha glória passar, eu colocarei você na fenda da rocha e o cobrirei com a palma da mão, até que eu tenha passado. 23 Depois tirarei a palma da mão e me verás pelas costas. Minha face, porém, você não poderá ver».




* 33,1-6: O projeto da libertação continua, mas Javé, agora, se mantém distante, por causa das ambigüidades do povo. As jóias são deixadas no Horeb (= Sinai), pois tudo o que é supérfluo arrisca sempre a provocar idolatria: foi com as jóias que o povo fez o bezerro de ouro.



* 7-11: A tenda da reunião é uma espécie de Sinai portátil, para indicar que Javé continua presente no processo de libertação. A tenda colocada fora do acampamento é uma forma de indicar que a presença de Javé dentro da nova sociedade não deve ser institucionalizada. A sociedade necessita de Deus, mas não o pode controlar.



* 12-17: O projeto do êxodo é construir uma sociedade nova, que se funda na partilha e na fraternidade, e não na riqueza e no poder. O pedido de Moisés mostra que é necessária a presença de Javé: ele faz o povo conquistar pouco a pouco a liberdade e a vida para todos. Um projeto revolucionário, que esteja só na mão do homem, acaba se tornando ambíguo e corre o perigo de voltar para trás.



* 18-23: O texto não parece ajustar-se bem ao contexto. Deus é o mistério longe do alcance humano; mas ao mesmo tempo se torna presente entre os homens. Estes podem experimentá-lo, mas nunca esgotá-lo. O «resplendor de Deus» é Deus agindo com piedade e compaixão onde o homem menos espera.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002