Títulos da PAULUS convidam a refletir sobre a importância da Família | Paulus Editora

Notícias

03/12/2021

Títulos da PAULUS convidam a refletir sobre a importância da Família

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Celebrado anualmente no Brasil em 08 de dezembro, o “Dia Nacional da Família” tem por objetivo ressaltar a importância da família para a formação de cada indivíduo e para a sociedade. A data foi instituída em 24 de outubro de 1963 e coincide com a Solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Na família constroem-se laços afetivos e relações para uma vida. Para a Igreja, a instituição familiar é dom de Deus e o ponto de partida para a construção da identidade, com conceitos pautados pelo amor, carinho, respeito, companheirismo, ajuda mútua, auxílio, proteção e a construção de valores.

A data também nos lembra de que é na família que se formam as pessoas nas áreas da educação, da cultura, da moral e da ética, sobretudo na área afetiva. Na exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco “Amoris Laetitia sobre o amor na Família”, o Santo Padre lembra que a alegria do amor que se vive na família é também o júbilo da Igreja. Apesar das inúmeras crises que afligem as famílias do mundo inteiro, o desejo “família” permanece vivo em muitos corações, especialmente nos mais jovens.

Assim, em meio às instabilidades que o mundo oferece à estrutura familiar, a data permite celebrar e refletir cada vez mais sobre a importância do diálogo, do relacionamento saudável, bem como o papel e influência que cada um exerce enquanto membros da família.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora sugere ao público dicas de leitura que edificam, orientam e resgatam o verdadeiro sentido de ser e estar em família. Nestas obras, estão ensinamentos preciosos sobre o matrimônio, diálogo, relacionamento entre pais e filhos, formação de valores, semelhanças e diferenças, impactos da contemporaneidade sobre a família, religião, fé e a importância da oração, entre outros. Confira!

Amigos da Família

 

A obra “Amigos da Família”, escrita pelo Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes, apresenta ao leitor uma reflexão sobre a importância da família, enfatizada pelo autor como dom de Deus. Este livro tem por finalidade ajudar a família de modo especial, cada um de seus membros a caminhar e a encontrar-se com a misericórdia de Deus em meio aos desafios atuais. Nesta publicação, Dom Orlando enfatiza a missão dos pais, explana sobre a fidelidade, o casamento consciente, a convivência familiar, o divórcio emocional, a função dos pais líderes, dentre outros temas. Saiba mais!

 

A família

 

O livro A Família, lançado pela PAULUS Editora, reúne os discursos catequéticos do Papa Francisco proferidos nas Audiências Gerais do Vaticano sobre o tema da família. O volume faz parte da coleção Catequeses do Papa Francisco e traz ao leitor diversos temas relacionados à família, proferidos no contexto das duas sessões do Sínodo entre dezembro de 2014 e novembro de 2015. Na publicação, o pontífice aborda cada figura que compõe a família, como: os pais, os filhos, os irmãos, os avós e as crianças. Outros temas abordados são o matrimônio, a educação dos filhos, casais em nova união e fidelidade do amor. Saiba mais!

 

A família de Marília 

 

Marília é uma menina esperta e tem pela frente o desafio de escrever uma redação que fale sobre família. Nesta obra, a pequena Marília vai descobrir que família não é uma coisa só, mas tem muita variação e tipos. Cada família, a seu jeito, é a ideal. O livro escrito por Andrea Viviana Taubman e ilustrado por Cláudia Scatamacchia é um convite para que o leitor entenda com amor as diferenças e as semelhanças que existem no núcleo familiar. Para a autora, laços de sangue não garantem que as crianças cresçam bem, pois o que importa é o compromisso de amar e cuidar. Saiba mais. 

 

A família no mundo em transformação

Este livro reflete sobre os impactos da contemporaneidade sobre a família e mostra como encorajar positivamente o núcleo familiar. Segundo o autor Frei Humberto Pereira, as últimas décadas têm sido marcadas por grandes transformações, sobretudo no modo de vida das pessoas. A globalização, os avanços tecnológicos e a revolução na maneira de o ser humano relacionar-se são apenas alguns exemplos. Nesta obra, estão ensinamentos para toda a família, o autor fala sobre o aumento de uniões informais, divórcio, relacionamento entre pais e filhos, valores, fé, religião e a importância da oração em família, entre outros. Frei Humberto deseja apontar caminhos para o cultivo da instituição familiar em meio às instabilidades do mundo atual. Saiba mais!

 

Família, o nosso grande tesouro

 

Nesta obra, o autor Cristovam Lubel ressalta que as famílias permanecem no coração da missão de evangelização da Igreja, porque é no lar que vida de fé é expressa e se nutre primeiramente. O autor lembra que os pais são as primeiras testemunhas para seus filhos das verdades e valores da fé cristã. Com viés, o presente livro traz aos leitores o significado e a importância da família, com o intuito de transformá-la em uma autêntica “Igreja doméstica” e numa “escola de virtudes”, onde pais e filhos encontrem realização e vida pela convivência, pela doação, pela renúncia e pelo amor incondicional. Saiba mais!

 

Minha família quebra-cabeça

“Minha família quebra-cabeça”, de Ana Carolina Lemos, é livro divertido e leve, que fala da realidade de muitas famílias hoje. A autora brinca com a ideia da família como se fosse um jogo de quebra-cabeça, onde cada um, com sua diferença, ocupa um lugar especial. As separações e as novas uniões são uma realidade e, muitas vezes, não são esclarecidas nem envolvem as crianças, o que acaba por causar nelas um sentimento de perda e de solidão. Essas mudanças, quando assumidas com amor e respeito pelos membros, novos e antigos, podem dar certo, e contribuir para que ninguém se sinta excluído. Saiba mais!