Setembro amarelo: títulos da PAULUS destacam o cuidado com a saúde mental | Paulus Editora

Notícias

06/09/2023

Setembro amarelo: títulos da PAULUS destacam o cuidado com a saúde mental

Por Imprensa

No dia 10 de setembro, recordamos o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Especificamente no Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) decidiu dedicar, a partir de 2015, todo o mês de setembro para esta importante reflexão.

Apesar do mês dedicado a isso, a atenção com a saúde mental deve ser mantida ao longo de todo o ano e precisa ser incentivada em todas as idades. Mesmo as crianças são afetadas por diversos transtornos mentais e mesmo a convivência com pessoas deprimidas pode atingir o desenvolvimento, a convivência e a qualidade de vida dos pequenos.

Para auxiliar na reflexão do tema da atenção com a saúde mental e da valorização da vida, a PAULUS Editora indica a seguir uma série de livros que trabalham a temática. A partir de diferentes abordagens, os livros auxiliam o leitor no debate e aprofundamento deste assunto tão relevante para a sociedade. Confira a seguir:

Desvelar o sentido da própria vida – reflexões e propostas


Em “Desvelar o sentido da própria vida – reflexões e propostas”, Christiane Blank e Renold Blank refletem sobre o tema da dúvida existencial. Para meditar sobre o sentido da vida, o livro aponta as seguintes indagações: O que é a vida? O que dá sentido a ela? Qual é o sentido do mundo e da própria existência? Para os organizadores, o objetivo do livro é estimular o processo do ser ativo e autônomo de sua própria existência. Por meio de propostas concretas, a obra incentiva o leitor a envolver-se num processo dinâmico, que abre novas possibilidades e convida a ultrapassar as fronteiras das próprias limitações. Saiba mais.

 

 

Quando a vontade de viver vai embora

Esta obra reúne as perspectivas cristãs de existência e as leituras bíblicas a partir da ótica do padre Thiago Faccini Paro e do pastor Christopher Marques. No livro, os autores articulam o discurso científico e os relatos bíblicos para mostrar que o sofrimento emocional não poupa ninguém, mesmo que a pessoa seja fervorosa. A publicação vem para mostrar que o sofrimento é inerente à condição humana, e que o pior que se pode fazer é inserir o paciente na arcaica disputa ciência versus religião. Pelo contrário, os discursos e as práticas de ambas devem se unir no propósito de melhorar a vida das pessoas. Saiba mais.

 

O que é depressão? – Um guia para crianças que convivem com pessoas deprimidas

Na tentativa de explicar a depressão para as crianças, a PAULUS Editora publica a obra “O que é depressão? Um guia para crianças que convivem com pessoas deprimidas”, como parte da coleção Terapia Infantil. Segundo Therese Borchard, um adulto depressivo nunca está sozinho, pois dá-se uma espécie de efeito ondulação em todos aqueles que convivem com a pessoa. Com a obra, a autora espera que, com compreensão um pouco melhor do que é depressão de um dos pais, avós ou outros responsáveis, a criança tenha menos medo e mais paciência para esperar pelo retorno daquele parente saudável e carinhoso. Saiba mais.

 

A busca do sentido

“A busca do sentido” é uma tradução para o português de duas entrevistas concedidas por Marie-Louise von Franz a Claude Mettra, produtor da programação da estação de rádio Cultura Francesa, do grupo Radio France. As duas entrevistas foram concedidas quando a analista já havia alcançado um alto nível de excelência, tanto do ponto de vista da experiência quanto do conhecimento da alma humana. Isso lhe conferia um lugar de destaque, não apenas como a colaboradora mais virtuosa de Jung, mas também como uma fonte própria de inspiração para aqueles que encontram na Psicologia Analítica Junguiana o veículo para a compreensão de si próprios e daqueles a quem assistem em seus consultórios analíticos. Saiba mais.

 

A terapia de Deus para curar o estresse, a ansiedade, a depressão

“Quando se sofre com uma doença, enquanto o corpo se desgasta em sofrimentos, a saúde parece uma promessa distante e ausente. Há pacientes que perderam a fé e o seu mal-estar os envolve em uma atmosfera carregada de desalento e desespero”, explica a obra. O livro faz parte da coleção “Psicologia prática”, indicada para estudantes, psicólogos e todos os interessados no tema. Saiba mais.