Releases

17/12/2018

A busca do sentido

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: A busca do sentido
Autora: Marie Louise von Franz
Acabamento: brochura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 88
Área de interesse: Psicologia

Marie-Louise von Franz foi uma importante continuadora do trabalho de Carl Jung. Neste livro, ela fala sobre a importância da análise dos sonhos; sobre o mal; sobre a imaginação ativa; entre outros aspectos importantes para o sentido da vida.

Na busca de sua alma e do sentido de sua vida, o homem descobriu novos caminhos que o levam para a sua interioridade: o seu próprio espaço interior torna-se um lugar novo de experiência.

“Eu tenho muitos analisandos que não apresentam sintomas psiquiátricos ou psicopatológicos, mas que vêm simplesmente porque dizem: Minha vida não tem mais sentido, está vazia”. A busca do sentido é uma tradução para o português de duas entrevistas concedidas por Marie-Louise von Franz a Claude Mettra, produtor da programação da estação de rádio Cultura Francesa, do grupo Radio France. A primeira, “O grito de Merlin”, foi divulgada em 18 de fevereiro de 1978 e 16 de julho de 1979; já a segunda, “Os sonhos e o destino”, pôde ser ouvida entre os dias 1 e 3 de dezembro de 1986.

As duas entrevistas foram concedidas quando a analista já havia alcançado um alto nível de excelência, tanto do ponto de vista da experiência quanto do conhecimento da alma humana. Isso lhe conferia um lugar de destaque, não apenas como a colaboradora mais virtuosa de Jung, mas também como uma fonte própria de inspiração para aqueles que encontram na Psicologia Analítica Junguiana o veículo para a compreensão de si próprios e daqueles a quem assistem em seus consultórios analíticos.

Com o grito de Merlin, o leitor poderá, retomar alguns dos conceitos básicos que estruturam a psicologia junguiana, o desenvolvimento do indivíduo e os desafios por que passa neste percurso em direção à sua própria identidade. Na segunda entrevista, “Os sonhos e o destino”, a Dra. Marie-Louise já se encontrava bastante acometida pela doença de Parkinson, vindo a falecer dois anos mais tarde. Aqui ela vasculha o material onírico que vislumbra outra demanda existencial relacionada à eternidade, ou seja, à hipótese da continuidade da fruição da alma que talvez aconteça a despeito da morte do corpo físico.

A versão para o português tentou manter o mesmo tom coloquial registrado no texto original, também com pequenas adaptações para nossa língua, para que o nosso leitor possa, igualmente, desfrutar da espontaneidade e maestria da Dra. Marie-Loise na lida com a Psicologia Analítica Junguiana.

Marie-Louise von Franz foi uma psicoterapeuta analítica, pesquisadora e escritora da Alemanha, mas ativa na Suíça, importante continuadora do trabalho de Carl Jung. Tornou-se referência no estudo psicológico dos contos de fada, tendo publicado vários livros sobre o assunto. Pelo PAULUS publicou A interpretação dos contos de Fada, O gato – um conto de redenção feminina, A individuação nos contos de fada e A Sombra e o Mal nos Contos de Fada.