Valorização da vida e cuidados com o meio ambiente são temas de livro da Paulus | Paulus Editora

Releases

26/05/2011

Valorização da vida e cuidados com o meio ambiente são temas de livro da Paulus

Por adm

Título: Bioética — Cuidar da vida e do meio ambiente 
Catálogo: Saúde
Assunto: Meio ambiente
Autor(a): Leomar Antônio Brustolin (org.)
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Coleção: Avulso
Páginas: 176

Não é de hoje que a medicina e a religião travam um grande debate: a Igreja aponta que algumas pesquisas e tratamentos afrontam diretamente os valores éticos e a fé cristã. Já para a medicina, elas podem ser o caminho para a cura de várias doenças, como o câncer. São questões polêmicas que nos levam a refletir sobre o quanto a tecnologia é ou não benéfica. Estas e outras abordagens estão no livro Bioética — Cuidar da vida e do meio ambiente, da PAULUS.

A obra é resultado do Curso de Teologia para Leigos da Diocese de Caxias do Sul, que reúne as conferências e os debates da Décima Sexta Semana Teológica da cidade sobre Bioética, e apresenta o tema em duas partes: a primeira trata de algumas teses relacionadas à fé cristã, e a segunda fala a respeito da ética do cuidado e dos apelos da ecologia para salvar a Terra.

Os artigos que compõem a obra convidam o leitor a refletir sobre o advento das tecnologias, como a nanotecnologia e as pesquisas com células-tronco, que, segundo Leomar Antônio Brustolin, organizador da obra, proporcionam um tipo de “poder” ao ser humano. “Para alguns, parece que estamos nos tornando deuses, que descobrem segredos arcanos sobre o funcionamento da vida. Nessa ótica divinizante, não raras vezes, a ética se perde e, com ela, a capacidade de ver o limite”, afirma.

O livro destaca os impactos que esse tipo de tecnologia pode ocasionar não só ao ser humano, mas também ao meio ambiente. Para José Roque Junges, um dos especialistas presentes na obra, as tecnologias são de extrema importância nos dias de hoje, mas ainda falta um pouco de conscientização na sociedade. “As consequências negativas não são fruto da própria ciência e técnica, mas da falta de uma cultura mais sistêmica do ambiente de um igualitarismo com relação aos seres viventes presentes nas civilizações rurais”, diz.

Bioética — Cuidar da vida e do meio ambiente é excelente instrumento de reflexão sobre a ética do cuidado e, por tratar de um assunto atual e em constante discussão, desperta a atenção entre estudantes, profissionais da área da ciência, religiosos e interessados em geral.

Leomar Antônio Brustolin é pároco da Catedral Diocesana de Caxias do Sul, onde coordena Teologia para Leigos na sua diocese. Doutor em Teologia Sistemática,é professor  e coordenador do programa de pós-graduação em Teologia da PUC-RS.