Tratado sobre a prudência | Paulus Editora

Releases

22/09/2017

Tratado sobre a prudência

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Tratado sobre a prudência
Autor: Alberto Magno
Coleção: Filosofia Medieval
Acabamento: Brochura
Formato: 16 (alt) x 23 (larg)
Páginas: 200
Áreas de interesse: Filosofia

(De Prudentia)

Com tradução de Matteo Raschietti e texto em português e latim, a partir de uma edição crítica coloniense, a PAULUS Editora lança a obra Tratado sobre a prudência, de Alberto Magno. O volume faz parte da coleção Filosofia Medieval.

Alberto Magno – ou Alberto de Colônia, como também é conhecido – foi um religioso dominicano.  Nasceu por volta do ano 1200 e morreu em 1280. Foi um autor profícuo e pregador incansável. Sua genialidade foi responsável por orientar a formação de duas expoentes figuras: Tomás de Aquino e Mestre Eckhart – o primeiro, santo; o outro, condenado por heresia.

Além de ter sido canonizado em 1931, pelo papa Pio XI, Magno também recebeu o título de Doutor da Igreja. Não é para menos; sua produção filosófica, teológica e bíblica é muito extensa, deixando um enorme patrimônio intelectual para a Tradição da Igreja.

Na Idade Média, com o seu tratado De Prudentia, encontrado na obra De bono, Alberto Magno desperta o interesse pela virtude da Prudência. Essa virtude está entre as virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança), nomeadas por Santo Anselmo, e ligada às virtudes teologais (fé, esperança e caridade), como fez Santo Agostinho.

O texto é norteado por duas questões: a primeira diz respeito à prudência em si; a segunda, às partes da prudência. Assim, inicialmente Santo Alberto analisa se a prudência é, de fato, uma virtude, ou seja, uma qualidade positiva. Depois, na segunda parte do tratado, o autor examina as partes da prudência, de acordo com as divisões dos pensadores referenciais como Cícero, Macróbio e Aristóteles.

Com tradução primorosa e uma completa introdução explicativa, a obra é leitura obrigatória para estudiosos e interessados em Filosofia e Teologia.