Transformações Teológicas na América Latina: Novos horizontes para a libertação | Paulus Editora

Releases

26/12/2023

Transformações Teológicas na América Latina: Novos horizontes para a libertação

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Transformações Teológicas na América Latina: Novos horizontes para a libertação
Orgs.: Eduardo Brasileiro/Robson Sávio Reis Souza/Rachel de Castro Almeida/ Claudemir Francisco Alves
Acabamento: Brochura
Páginas: 440
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Teologia

Obra compila reflexões acerca das teologias latino-americanas

A Casa Comum: Escola de Formação Política de Cristãos Humanistas do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP) do ANIMA PUC Minas e a PAULUS Editora apresentam a obra “Transformações Teológicas na América Latina: Novos horizontes para a libertação”, organizada por Eduardo Brasileiro, Robson Sávio Reis Souza, Rachel de Castro Almeida e Claudemir Francisco Alves. Este livro tem por objetivo refletir a partir das práticas, as articulações e saberes teológicos produzidos nos últimos cinquenta anos na América Latina.

Atentos aos debates e questões enfrentados nos movimentos sociais e eclesiais, sobretudo, pautados pela doutrina social da Igreja católica, o NESP busca responder aos principais questionamentos da teologia ao longo dos tempos, de modo especial, com reflexões de especialistas sobre o cenário social, econômico, político, ecológico, climático e religioso, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária para todos, conforme a proposta do Evangelho.

Com esse viés, por meio de narrativas, ideologias e projetos que se confeccionam, deseja-se reconhecer os novos paradigmas que constituem o fundamento de toda leitura crítico-propositiva da realidade. Segundo Eduardo Brasileiro, este trabalho apresenta um  panorama das expressões teológicas e o conhecimento das implicações e transformações da América Latina, com base em uma visão pós-conciliar a partir da vivência eclesial e social.

O presente livro está dividido em quatro partes. Na primeira, os organizadores abordam o tema central “Horizontes do cristianismo na América Latina: Passado, presente e futuro”.  Neste trecho, oito autores percorrem reflexões de diagnóstico do continente, lançando olhares sobre sujeitos e movimentos que impulsionaram e provocaram inúmeras transformações em alguns segmentos da sociedade.

Na segunda parte, intitulada “Ecologia, economia, política e espiritualidade: uma abordagem humanista para enfrentar os desafios do século XXI”, os idealizadores expõe um panorama dos elementos que construíram a forma econômica, política e espiritual do século XX, tendo em vista uma nova recomposição dos horizontes organizativos das comunidades, das instituições, dos movimentos populares e dos saberes que se constroem.

Já a terceira parte, com o tema “Pactos por libertações: educação popular, organização territorial e vivências comunitárias”, fala sobre alguns processos de libertação e densidade teológica a partir da realidade, entre outras reflexões.  Por fim, a quarta e última parte, medita o tema “Diálogos sobre a teologia como instrumento de transformação social e a opção pelos pobres na atualidade”.  Segundo Eduardo, trata-se de uma saborosa sessão de diálogos francos, que preserva o caráter coloquial e o registro das intervenções entre os convidados, dentre eles, dom Vicente Ferreira, Marcelo Barros, padre Manoel Godoy, padre Júlio Lancelotti e padre Vilson Groh. Na reflexão citada, estão debates e projetos que restauram a dignidade, compromisso e a cumplicidade com os excluídos da sociedade.

De modo geral, os autores percorrem os fatos marcantes das últimas décadas à luz daqueles e daquelas que vêm construindo sua fé e sua espiritualidade, encharcados de múltiplas realidades cuja proposta almeja trabalhar pela  construção de novos horizontes de libertações em prol de mundo melhor e igualitário. Este livro é indicado para todos os agentes de pastorais de comunidades, paróquias e dioceses, sobretudo, para todos que possam e queiram intervir politicamente no mundo por meio de sua atuação social.

Autores e especialistas da obra:  Autores das reflexões presentes na obra: Alberto Acosta, Allan da Silva Coelho, Angelica Tostes, Brenda Carranza, Cesar Kuzma. Claudemir Francisco Alves,  Eduardo Brasileiro, Edward Guimarães, Élio Gasda, Emilce Cuda, Francisco de Aquino Júnior, Geraldina Céspedes, João Pedro Stédile, Joaquim Giovani Mol Guimarães, Júlio Lancellotti, Leonardo Boff, Liliam Daniela dos Anjos Pinto, Manoel Godoy Marcelo Barros, Maryuri Mora Grisales, Maurício Abdalla, Michael Löwy, Nancy Cardoso Pereira, Olivia Carolino Pires, Rachel de Castro, Almeida Regina Novaes, Robson Sávio Reis Souza,  Vicente Ferreira e Vilson Groh.