Título aborda período patrístico e incentiva o aprofundamento dos cristãos no assunto | Paulus Editora

Releases

05/04/2012

Título aborda período patrístico e incentiva o aprofundamento dos cristãos no assunto

Por adm

Ficha Técnica
Título: Patrística — Caminhos da tradição cristã
Autores: Antônio Sagrado Bogaz, Márcio Alexandre Couto e João Henrique Hansen
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 216
Áreas de interesse: Teologia

“A grande tradição patrística ensina-nos que os mistérios de Cristo estão ligados ao silêncio e só nele é que a Palavra pode encontrar morada em nós, como aconteceu em Maria, mulher inseparável da Palavra e do silêncio”. (Audiência Geral do Papa Bento XVI em 7 de março de 2012)
Patrística – Caminhos da tradição cristã, da PAULUS, retrata a importância do itinerário de fé dos primeiros cristãos ao explicar os fundamentos, as perspectivas e a construção da fé e da Igreja. Escrito por Antônio Sagrado Bogaz, Márcio Alexandre Couto e João Henrique Hansen, este trabalho deseja ser um “manual” simples, porém rico e preciso, em informações sobre a Patrística, ou seja, a filosofia cristã formulada pelos padres da Igreja nos primeiros cinco séculos de nossa era.

“Depois de décadas de elaboração, do conteúdo revelado, e mesmo antes de chegar ao termo desse tempo, grandes santos, teólogos e pastores edificam a comunidade, escrevem hinos, refletem os ensinamentos da mensagem cristã para novos povos. Vamos conhecer estes protagonistas da Igreja Antiga, para entendermos o texto e o contexto da tradição cristã”, afirmam os autores na introdução.

O livro apresenta o contexto geral do período patrístico; em seguida, fala das primeiras tradições, dos padres apostólicos, apologistas etc., e discute a pentarquia e as escolas teológicas, a vida litúrgica e sacramental na patrística, entre outros temas eclesiais.

Na quarta e última parte, “Discussões Doutrinais: Padres e Concílios”, os autores abordam questões como o maniqueísmo e demais heresias, as controvérsias antropológicas no pelagianismo e os passos da mariologia. Com este estudo em mãos, o leitor dispõe de um material completo que evidencia a Patrística como obra-prima imortal.

Além das análises propostas, frei Carlos Josaphat nos presenteia com suas palavras logo no prefácio. Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, ressalta, na apresentação, a importância destas páginas para a Igreja. “Esta publicação sobre a Patrística nasceu da experiência pastoral, do aprofundamento das pesquisas teológicas, do magistério incansável de seus autores e do seu desejo de compartilhar suas reflexões com os demais irmãos de fé. Que o livro seja uma ajuda a todos aqueles que se interessam por conhecer melhor as fontes da pregação e da catequese cristã.”

Patrística – Caminhos da tradição cristã conta ainda com vasta bibliografia e quadros explicativos para auxiliarem na compreensão do assunto e estimularem a pesquisa e o aprofundamento. Aos interessados, a PAULUS oferece também a coleção Patrística, com mais de 30 títulos cuidadosamente preparados e traduzidos.

Antônio Sagrado Bogaz, formado em Teologia Sistemática pela Universidade Gregoriana e em Teologia Litúrgica pelo Pontifício Instituto de Liturgia Santo Anselmo, de Roma.

Márcio Alexandre Couto, formado pela Universidade de Friburgo (Suíça), é coautor da coleção de vídeos “Patrística: Caminhos da Fé Cristã” (PAULUS) e professor de Teologia Moral e História da Teologia. 

João Henrique Hansen, professor de Ética Filosófica e Cristã e de Literatura, formado pela Universidade de São Paulo (USP) em Letras e Literatura, dedicou sua pesquisa e escritos à literatura cristã, primitiva e hodierna.