Terra de Deus, Terra de irmãos? Entendendo o livro de Josué | Paulus Editora

Releases

22/06/2022

Terra de Deus, Terra de irmãos? Entendendo o livro de Josué

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Terra de Deus, Terra de irmãos? Entendendo o livro de Josué
Autor (a): Centro Bíblico Verbo
Coleção: Do povo para o povo
Acabamento: Brochura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 144
Áreas de interesse: Bíblica/ Pastoral

 

Subsídio para o mês da Bíblia convida a meditar e estudar o livro de Josué

A PAULUS Editora, em parceria com o Centro Bíblico Verbo, lança o subsídio “Terra de Deus, Terra de Irmãos? Entendendo o livro de Josué”. Como parte da coleção “Do povo para o povo”, este livro surge com o objetivo de incentivar as comunidades cristãs a entenderem a proposta do livro de Josué – servo escolhido por Deus para dar continuidade à missão de libertação do povo de Israel, iniciada por Moisés.

Na obra, os autores apresentam quatro roteiros de encontros para celebrar o “mês da Bíblia”, que neste ano de 2022 conduzirá os cristãos a refletirem sobre a mensagem do livro de Josué, primeiro dos assim chamados “livros históricos”.

De acordo com a obra, o tema do livro é a posse da “Terra Prometida” e sua divisão entre as tribos de Israel. Os autores lembram que nas terras de Canaã, já haviam vários povos situados, onde a tarefa de guiar o povo rumo à terra prometida por Deus foi iniciada por Moisés e continuada por Josué. Ainda, segundo a publicação, a leitura do livro de Josué desafia o cristão a entender a história das diversas redações e a buscar nas linhas e entrelinhas do texto a Palavra de Deus iluminando o povo.

Nesta perspectiva, a presente proposta de estudo bíblico concentra-se em narrar os principais acontecimentos da conquista da terra por volta dos anos de 1300 a 1000 a.C. Segundo a obra, sua redação final, porém, se deu muitos séculos depois, após o exílio na Babilônia.  Na divisão dos quatro roteiros presentes no subsídio, estão os seguintes temas: “Terra, dom de Deus”; “Mulher, imagem e semelhança de Deus”; “Uma aliança com estrangeiros”; e, por fim, o quarto e último encontro medita sobre  a “Renovação da aliança em Siquém”.

Entre as principais narrações do livro de Josué destacam-se: a narrativa da conquista de Canaã, a terra prometida, guiada por Josué, sucessor de Moisés (Js 1-12) e a repartição da terra entre as doze tribos  de Israel (Js 13-22). Já a última parte do livro descreve a despedida de Josué e a renovação da aliança com Javé, Deus de Israel, em Siquém (Js 23-24).

Para os autores, a principal ideia da obra é a de que Javé combate as guerras de Israel, seu povo eleito e lhe dá as vitórias, mandando expulsar e exterminar as populações locais, punindo-as pela idolatria (o culto a outras divindades) e garantindo a terra para Israel, enquanto ele permanecer fiel à aliança com seu Deus.

Os autores ressaltam que a ideia da coleção “Do povo para o povo” tem como objetivo produzir, junto com as assessoras e os assessores do Centro Bíblico Verbo e as comunidades cristãs, textos que sirvam de reflexão em encontros ou cursos bíblicos, oferecendo a todas as pessoas e comunidades um roteiro simples de fácil compreensão e com fundamentação bíblica para temas importantes na pastoral como, por exemplo: Páscoa, religiosidade popular, leitura da Bíblia, entre outras abordagens. Além disso, vale ressaltar que os textos desta coleção apresentam uma exegese voltada para a libertação das pessoas e dos grupos oprimidos, baseando-se sempre nos textos sagrados.