Os Padres da Igreja – de Clemente Romano a Santo Agostinho | Paulus Editora

Releases

11/09/2012

Os Padres da Igreja – de Clemente Romano a Santo Agostinho

Por Imprensa

Ficha Técnica 
Título: Os Padres da Igreja – de Clemente Romano a Santo Agostinho
Autor: Papa Bento XVI
Coleção: Catequese do Papa
Acabamento: Brochura
Formato: 12,5 cm x 18 cm
Páginas: 232
Área de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Terceiro título da coleção Catequese do Papa aborda os primeiros Padres da Igreja

Os Padres da Igreja – de Clemente Romano a Santo Agostinho reúne as catequeses que o papa Bento XVI quis dedicar aos mais importantes escritores eclesiásticos dos primeiros quatro séculos cristãos. Trata-se um livro com linguagem simples, acessível a todos os interessados, que dá continuidade às reflexões anteriores tratadas no livro Os apóstolos e os primeiros discípulos de Cristo – Nas origens da Igreja, lançado em 2011 também pela PAULUS.

“Meditamos nos meses passados sobre as figuras de cada um dos apóstolos e sobre as primeiras testemunhas da fé cristã, que os textos neotestamentários mencionam. Agora dedicamos nossa atenção aos Santos Padres dos primeiros séculos cristãos. E assim podemos ver o início do caminho da Igreja na História”, explica Bento XVI.

O Santo Padre, com a vivacidade da linguagem falada, abre uma fascinante galeria de 26 quadros, cada um deles dedicado a um autor das origens cristãs. Segue principalmente em ordem cronológica — dos Padres apostólicos e apologetas até os grandes padres que viveram entre o século III e as primeiras décadas do século V —, considerando tanto as Igrejas do Ocidente como do Oriente.

Na apresentação, há um breve esclarecimento sobre quem foram os Padres da Igreja, além de explicações sobre a ordem como as informações em relação a eles estão disponibilizadas. Primeiramente, apresenta-se o homem e as problemáticas de sua vida; em seguida, o escritor e a sua produção literária. Por fim, Papa Bento XVI faz referência à doutrina teológica desses Padres. Em cada caso, ele destaca a atualidade da mensagem patrística, ressaltando que “esses Padres ainda têm muito a dizer às pessoas e aos cristãos de hoje”.

Esse ciclo de catequese compreende também três autores beneméritos e ilustres, mas que não podem ser chamados de Padres porque não obtiveram – nesse sentido – o reconhecimento formal da Igreja: Orígenes, Tertuliano e Eusébio de Cesareia.

Os Padres da Igreja – de Clemente Romano a Santo Agostinho é a terceira publicação da série Catequese do Papa. Já foram lançados Os apóstolos e os primeiros discípulos de Cristo – Nas origens da Igreja e Paulo – Os seus colaboradores e as suas comunidades.