Teologia da Prevenção: por um caminho de humanização | Paulus Editora

Releases

28/07/2021

Teologia da Prevenção: por um caminho de humanização

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título:  Teologia da Prevenção – Por um caminho de humanização
Orgs:  José AntonioTrasferetti/Mário Marcelo Coelho/Ronaldo Zacharias
Coleção:  Ministérios
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 432
Área de interesse: Teologia

Obra apresenta uma reflexão teórica e prática sobre as diversas situações que precisam de intervenção educativa para a defesa da vida

O livro “Teologia da Prevenção: por um caminho de humanização”, publicado pela PAULUS Editora, convida o leitor a refletir sobre as práticas de prevenção necessárias para o cumprimento da vontade de Deus. Escritos por vários pesquisadores que atuam no Brasil, Estados Unidos e na Argentina, a obra esclarece que a teologia da prevenção é um caminho de humanização por meio da prática das virtudes e da progressiva conformação aos sentimentos e às ações de Jesus Cristo. Trata-se de um estilo de vida que objetiva diminuir os danos diversos para que o sofrimento não se prolongue para além da dor, impedindo assim, o crescimento de situações de conflito num mundo sedento de amor, unidade, paz e fraternidade.

Segundo os organizadores, José Antonio Trasferetti, Mário Marcelo Coelho e Ronaldo Zacharias, o livro enfoca a prevenção como uma atitude que deve nortear o comportamento de qualquer pessoa em qualquer momento de sua existência.

Esta obra está dividida em 18 capítulos, com temas considerados de grave importância para reflexão: vazio existencial, banalização do mal, bullying, compensação e compulsão, corrupção, dependência química, dogmatismo e rigorismo, dualismo e fragmentação, fundamentalismo e intolerância, suicídio, violência, infidelidade, abuso sexual intrafamiliar, homofobia, indiferença, consumismo, dependência virtual, sexismo, gravidez e IST. Os temas sugerem uma reflexão de humanização para com aqueles que sofrem com determinada situação, o objetivo central é como prevenir contra cada tema proposto.

Na apresentação da obra, como ponto inicial para uma compreensão geral, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, conduz o leitor a relembrar a parábola do bom samaritano narrada no Evangelho de Lucas 10, 25-37. A chave principal para a compreensão está nos versículos 33 e 34: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Segundo o bispo, assim deve ser a atitude dos cristãos em diversas situações onde a vida humana é ameaçada.

De acordo com organizadores que contribuíram para a composição da presente obra, as práticas de prevenção precisam ser atualizadas observando a perfeição e a santidade necessárias para o seguimento de Jesus. Este livro ressalta que prevenir implica compreender a dinâmica do tempo, captar as entrelinhas que perpassam o tecido social, para poder antecipar-se aos problemas. Segundo eles, prevenir é a arte de saber discernir os sinais dos tempos para poder propor o que mais corresponde à vontade de Deus em relação aos seus filhos e filhas.

O livro “Teologia da Prevenção: por um caminho de humanização” é parte da coleção “Ministérios”. Segundo o organizador, Pe. Mário Marcelo Coelho, esta obra chega num momento histórico e delicado, em que a indiferença parece ter endurecido o coração de tantas pessoas em relação ao respeito à dignidade de todos, especialmente dos mais fracos e vulneráveis, e a cumplicidade parece ter amortecido a consciência moral em relação a práticas desumanizadoras e desrespeitosas dos direitos fundamentais das pessoas. Portanto, é preciso estar atentos às pequenas coisas.

A obra é indicada para professores de filosofia, psicologia, medicina, ciências sociais, antropologia e teologia, pesquisadores, estudantes, agentes públicos, jornalistas, publicitários, formadores de opinião no geral, agentes de pastoral, ministros ordenados, leigos e para todos aqueles que se dedicam e atuam em diversas áreas que prioriza o respeito, o cuidado, a dignidade humana e valorização da vida.

Autores: Alexandre Andrade Martins, André Luiz Boccato de Almeida, Bryan N. Massingale, Carlos Rafael Pinto, Cecilia De Di Lascio, Élio E. Gasda, Gustavo Irrazábal, Joaquim Giovani Mol Guimarães, José AntonioTrasferetti,Leo Pessini(In Memoriam), Luiz Aparecido Tegami, Luiz Augusto de Mattos, Margaret ElettaGuider, Maria Cimperman, Maria Inês de Castro Millen, Mário Marcelo Coelho, Nilo Agostini, Ronaldo Zacharias e Thiago Calçado.