Sonhos e gravidez – iniciação à criatividade feminina | Paulus Editora

Releases

07/03/2024

Sonhos e gravidez – iniciação à criatividade feminina

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Sonhos e Gravidez – iniciação à criatividade feminina
Autor (a): Marion Rauscher Gallbach
Coleção: Amor e Psique
Acabamento: Brochura
Páginas: 208
Dimensão: (AXC) 13,00 x 20,00
Área de interesse: Psicologia

Voltado às experiências ocorridas na primeira gestação, título visa o estudo do tema de maneira qualitativa para o público feminino

“Vivida criativamente, a gravidez pode significar crescimento e integração da personalidade, uma iniciação no mistério feminino”, Marion Rauscher Gallbach.

Compondo a coleção “Amor e Psique”, a segunda edição da obra “Sonhos e gravidez – iniciação à criatividade feminina”, organizada pela psicóloga Marion Rauscher Gallbach e publicada pela PAULUS Editora, é fruto do trabalho de dissertação apresentado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Baseado nos relatos de pacientes, pessoas próximas e na experiência de pesquisa de Marion no Instituto C.G. Jung, em Zurique, o título apresenta as conclusões da autora sobre os sonhos ocorridos, especialmente, ao longo da primeira gestação, pois, segundo ela, esse período “posiciona a mulher diante de uma situação nova”.

“É um processo que acarreta mudanças na mulher e em sua vida: num nível mais visível, seu corpo passa por uma transformação e nunca mais será o mesmo, e, desde já, uma nova vida, que sempre estará ligada à sua, se insere”, explica a autora.

Ao longo do prefácio, Marion realça que seu objetivo com o presente trabalho é o de estudar temas únicos e comuns aos sonhos de várias gestantes, refletindo a seu respeito de maneira qualitativa e não quantitativa.

Segundo a autora, os sonhos se mostram, na gravidez, como uma situação que gera desequilíbrios e um movimento inconsciente em busca de harmonia. “Tudo indica que o inconsciente prepara morte e renascimento simbólicos: na jovem, “morre” a menina, que renasce como mãe. Nesta perspectiva, Marion traz as seguintes indagações: Qual é o significado da passagem simbólica de filha para mãe? Quais são os mistérios envolvidos nesse trajeto único? O que a mitologia nos conta a respeito disso?

Dividido em cinco capítulos, o livro discorre sobre: os fundamentos da abordagem junguiana, a gravidez e maternidade no desenvolvimento da mulher, os fundamentos arquétipos da psicologia da gravidez, os temas oníricos durante a gravidez e as conclusões acerca da longa pesquisa realizada.

O título é destinado a psicólogos, estudantes de psicologia, para todas as mulheres que vivenciam a experiência gestacional e todos os que se interessam pelo tema.

Marion Rauscher Gallbach é psicóloga e analista junguiana. Estudou no Instituto C. G. Jung de Zurique, é membro da International Association for Analytical Psychology – IAAP e da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica – SBPA. Coordenadora do Núcleo de Sonhos da SBPA, é mestra e doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É professora convidada e cofundadora do Núcleo de Estudos Junguianos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP. Dedica-se ao trabalho como psicoterapeuta, professora de psicologia analítica e coordenadora de grupos de estudo e de vivência de sonhos, tanto on-line quanto presencial, em São Paulo. Autora de Learning from Dreams (Einsiedeln; Daimon, 2006); Aprendendo com os sonhos (São Paulo: Paulus, 2020), bem como autora e co-organizadora de Sonhos na psicologia junguiana: novas perspectivas no contexto brasileiro (São Paulo: Paulus, 2021).