Sofrimento e esperança na Bíblia | Paulus Editora

Releases

20/09/2021

Sofrimento e esperança na Bíblia

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Sofrimento e esperança na Bíblia
Autores: Luiz Alexandre Solano Rossi/ Valmor da Silva (Orgs)
Acabamento: Brochura
Coleção:  Temas Bíblicos
Formato: 13 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 144
Área de interesse: Bíblica

A PAULUS Editora lança a obra “Sofrimento e esperança na Bíblia”, organizada por Luiz Alexandre Solano Rossi e Valmor da Silva. O livro reflete em linguagem simples e acessível, como as Escrituras Sagradas abordam o tema do sofrimento e da esperança. Além das discussões teóricas, a publicação destaca os dados bíblicos, textos principais, terminologias e importantes considerações sobre o tema.

Segundo os organizadores, o sofrimento e esperança encontram-se presentes nos Textos Sagrados e na história de cada ser humano. Para os autores, não se vive na história sem a experiência da dor, assim como não se vive sem a experiência da esperança. A obra ressalta que a Sagrada Escritura é a memória viva de pessoas e grupos em atitudes de constante superação. Com efeito, na história do povo de Deus é possível encontrar diversas situações de sofrimento e esperança, entre elas casos de lutas, vitórias definitivas, superações e resiliência. Neste aspecto, segundo a obra, o sofrimento e a esperança são caminhos necessários para conhecer a Deus e alcançar a salvação.

Este livro está dividido em sete capítulos. No primeiro capitulo, o autor Valmor da Silva apresenta o tema: “Sofrimento e esperança na Bíblia”. Ele explica que na visão cristã, o sofrimento humano é superado pelo amor de Jesus Cristo. Entre as terminologias bíblicas expostas para explicar o sentido das palavras “sofrimento e esperança”, Valmor fala de alguns personagens que sofrem com esperança, segundo a Bíblia.

O segundo capítulo, escrito por Leonardo Agostini Fernandes, medita o tema “Êxodo: clamor humano e escuta divina”. Este capítulo evoca a experiência sociorreligiosa de libertação dos filhos de Israel durante a opressão egípcia.  Por meio de uma metodologia expositiva, o autor traz uma visão geral do livro do Êxodo, revela detalhes da experiência de um povo que se volta para um Deus que age em defesa dos mais fracos e oprimidos.

O terceiro capítulo discorre sobre o tema: “Exílio – Dor, sofrimento e esperança”. A autora Érica Daiane Mauri fala sobre o sofrimento presente no contexto histórico do exílio da Babilônia. Daiane recorda alguns episódios-chave na história do povo de Deus. Entre as citações e exemplos estão: o texto do livro das Lamentações, atuações dos profetas Jeremias, Ezequiel e Isaías. Além disso, o processo de retorno dos exilados.

No quarto capítulo, Luiz Alexandre Solano Rossi fala sobre o tema: “Eu sou dor: Teologia da solidariedade em Jó”. O autor resgata a teologia bíblica do livro de Jó, medita sobre a forte presença de um Deus que está sempre junto ao sofredor. Já no quinto capítulo, Rogério Goldoni Silveira apresenta o tópico “Sofrimento e esperança: A vida cantada nos salmos”. Nesta parte, a reflexão gira em torno da “existencialidade presente nos salmos”. O autor cita alguns salmos que retratam o sofrimento e, ao mesmo tempo, a esperança cultivada pelo povo de Deus.

No sexto capítulo, Mariana Eugênio Schetti reflete sobre o tema: “Cruz e Discipulado nos Evangelhos”. Neste capítulo, a idealizadora examina o significado da cruz a partir dos Evangelhos, na tentativa de trazer o sentido a ela, conforme os textos bíblicos e, em resposta aos acontecimentos dos dias atuais. Por fim, o último capítulo, escrito por Ildo Perondi, traz o tema: “Paulo: Sofrimento e superação”. O texto procura abordar de que forma os sofrimentos estiveram presentes na vida do apóstolo e de que modo ele suportou e enfrentou as dificuldades.

O livro “Sofrimento e esperança na Bíblia” é parte da coleção “Temas Bíblicos” que tem por objetivo traduzir os temas mais relevantes para uma linguagem acessível ao cristão de hoje, que não tem acesso a estudos exegéticos ou hermenêuticos mais aprofundados.

Autores: Érica Daiane Mauri, Ildo Perondi, Leonardo Agostini Fernandes, Luiz Alexandre Solano Rossi, Mariana Eugênio Schietti, Rogério Goldoni Silveira e Valmor da Silva.