Sísifo | Paulus Editora

Releases

21/06/2022

Sísifo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica
Título: Sísifo
Coleção: Mythós
Autor e ilustrador: Luciano Tasso
Acabamento: Brochura
Formato: 21 (larg) x 27.5 (alt)
Páginas: 32
Área de interesse: Literatura Infantil, Literatura infantojuvenil, mitologia

“Aos poucos, o jovem andarilho foi se esquecendo da tristeza que carregava no coração, enquanto seus pensamentos se perdiam em novas ideias”

Para inaugurar a coleção “Mythós”, a PAULUS Editora apresenta a obra infantojuvenil “Sísifo”, de Luciano Tasso. Esta coleção foi pensada para despertar nos jovens leitores reflexões acerca de temas filosóficos, existenciais e da atualidade, a partir da releitura dos mitos. Segundo a mitologia grega, Sísifo era considerado, entre os mortais, o mais inteligente e mais esperto. Ao enganar os deuses, ele recebeu um castigo: rolar uma grande rocha montanha acima por toda a eternidade.

Em “Sísifo”, publicado pela PAULUS, Tasso conduz o leitor numa jornada de determinação, obstinação e resiliência. Na trajetória, o protagonista conta inicialmente com a descrença e até zombaria dos moradores. Por fim, ao convencer a população da missão improvável, de levar a enorme pedra para o topo da montanha, Sísifo vê-se, ao final da jornada, sozinho novamente. Os que auxiliaram na difícil empreitada, homens e mulheres de Corinto, foram abandonando a missão, “levando consigo as esperanças de concluir um projeto no qual já não acreditavam mais”, explica a obra.

Nesta publicação, a primeira totalmente autoral de Tasso, o autor traça paralelos com a filosofia existencial de Albert Camus na obra “O mito de Sísifo”. Neste mito, em especial, a abordagem se dá acerca do contínuo e aparentemente inútil esforço para promover melhorias, nas diversas esferas da vida, e propõe uma análise sobre as motivações pessoais e sua força de transformação. Sugere que é preciso coragem, determinação e foco para romper as situações de estagnação e permanecer lutando. São atitudes como estas que dão sentido à existência. A obra apresenta traços modernos e cores fortes, que captam e traduzem a intensidade do conteúdo.

Por seu conteúdo, o livro poderá ser melhor aproveitado por alunos do Fundamental II e dialoga com as seguintes competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Empatia e cooperação; Pensamento científico, crítico e criativo; Autoconhecimento e autocuidado; Trabalho e projeto de vida; Conhecimento; Responsabilidade e cidadania.

Luciano Tasso é natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo e, desde pequeno, sempre gostou de desenhar. Quando cresceu, mudou-se para a capital e começou a trabalhar como ilustrador de livros infantis e juvenis. Foi então que percebeu o quanto era fascinante narrar histórias por meio de palavras e imagens. Depois de muito esforço e perseverança, conseguiu realizar esse desejo. Pela PAULUS Editora, Tasso ilustrou as obras “Rettiru”, “Mazzaropi – Um jeca bem brasileiro”, “Criações – Mitos Tenetehara”, “Cordel do Rio Chico”, “Artes do Caipora em cordel”.