Simplesmente José – Romance Baseado na Vida do Pai Adotivo de Jesus | Paulus Editora

Releases

23/07/2021

Simplesmente José – Romance Baseado na Vida do Pai Adotivo de Jesus

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Simplesmente José – Romance Baseado na Vida do Pai Adotivo de Jesus
Autor: Darlei Zanon
Coleção: Romances Bíblicos
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 392
Área de interesse: Bíblica/Literária

Obra narra a história de um simples carpinteiro que foi escolhido para ser o Lírio de Deus

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Simplesmente José – Romance Baseado na Vida do Pai Adotivo de Jesus”, escrito por Darlei Zanon, ssp, apresenta uma narrativa em forma de romance sobre a vida de São José. Esta obra faz um convite aos leitores para conhecerem de perto a biografia original do carpinteiro simples de Nazaré, do homem justo que viveu com convicção e com fidelidade as virtudes cristãs.

Os evangelhos de Lucas e Mateus narram algumas passagens e ações da vida do artesão, descrevendo com precisão as atitudes de um homem obediente aos planos de Deus. José nasceu numa pequena cidade da Judeia, chamada Belém, era da linhagem do rei Davi e estava noivo de Maria, mãe de Jesus. As Sagradas Escrituras revelam que antes de viverem juntos, após a anunciação do anjo Gabriel, Maria encontrou-se grávida por obra do Espírito Santo. José, sendo um homem justo, pensava em deixá-la em silêncio sem denunciá-la, foi quando o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, indicando o caminho que ele deveria seguir. (cfMt 1, 18-28).

Entre outros episódios e sonhos proféticos narrados na Bíblia, que o auxiliaram na proteção da família de Nazaré, a missão de José ficou registrada na história da salvação e cruzou os séculos. Afinal, quais teriam sido os pensamentos de José? Como ele narraria a sua própria história? O que ele guardava no silêncio de seu coração? Como ele deixou-se envolver e se manteve fiel aos desígnios de Deus?  Quantas barreiras foram quebradas para que o Senhor realizasse o seu plano de salvação? É possível imaginar como o guardião da família teria se sentido?  Na ficção proposta no livro “Simplesmente José – Romance Baseado na Vida do Pai Adotivo de Jesus”, do autor Darlei Zanon, José rompe o silêncio e descreve  sua experiência de vida e missão.

Na obra, São José descreve os seus medos, dúvidas, expectativas, sonhos e decisões. Nesta narrativa, José conta ao leitor sua própria história e vocação; de como seus passos foram guiados por Deus em uma trajetória carregada de fé, obediência e amor gratuito.  “Decidi escrever estas linhas apenas para que todos saibam quanto sou grato por ter sido o pai de Jesus. Escrever para recordar como Deus é bom e como sou feliz por poder corresponder ao seu projeto”, citação presente na obra.

Narrado em primeira pessoa, o livro está dividido em 28 temas que recordam os principais acontecimentos da vida de José: nascimento, infância, juventude, família, a trajetória de seu povo vindo da linhagem de Davi e Salomão, o encontro com Maria, os sonhos proféticos, a união e aceitação dos planos de Deus, o nascimento de Jesus, a fuga e peregrinação para o Egito, a convivência com o menino Jesus, entre outras narrações inspiradoras.

Na presente publicação, além dos textos bíblicos, o autor Darlei Zanon se baseia nos livros apócrifos e numa literatura Josefina para reconstruir a vida desconhecida do pai terreno de Jesus. Em “Simplesmente José – Romance Baseado na Vida do Pai Adotivo de Jesus”, o autor revela um José extremamente humano e sensível. Segundo a obra, um José maduro, trabalhador, atencioso, fiel, guardião da Sagrada Família, um exemplo de santidade, um homem bom e disposto a sacrificar a sua própria vida para proteger o Verbo encarnado.

Em suma, de forma leve e informal, o religioso paulino Darlei Zanon aprofunda elementos teológicos e espirituais ligados ao santo padroeiro dos trabalhadores e da Igreja Católica, assim como promove, ao mesmo tempo, uma imersão na cultura característica dos tempos de Jesus, resgatando os valores fundamentais da família, o exercício fé e da paternidade.

Darlei Zanon é religioso paulino, natural de Carlos Barbosa –RS. Após a formação em Filosofia (PUCCAMP) e Teologia (FAJE), especializou-se em Comunicação (Cásper Líbero, São Paulo), com mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Autor de diversos livros e artigos, atualmente é diretor Editorial da PAULUS no Brasil. Nutre particular estima por São José, especialmente por ser o patrono dos irmãos religiosos paulinos, também conhecidos como Discípulos do Divino Mestre.