Servindo no altar e na vida | Paulus Editora

Releases

22/11/2021

Servindo no altar e na vida

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Servindo no altar do Senhor
Autor (a): Pe. Elton Marcelo Bussoloto Aristides
Coleção: Celebração da Fé
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 88
Área de interesse: Litúrgica

Subsídio oferece formação para a Pastoral dos Acólitos e Coroinhas

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Servindo no altar e na vida”, escrito pelo Padre Elton Marcelo Bussolotto Aristides, tem o objetivo de auxiliar na formação de coroinhas e acólitos.  O conteúdo apresentado deseja despertar nas crianças, adolescentes e jovens a beleza da vocação colocada a serviço do Evangelho, na vida sacerdotal e na vida consagrada. Neste livro, o leitor encontrará aspectos importantes da liturgia, como atitudes necessárias ao coroinha e as principais funções relativas ao seu ministério, o ano litúrgico, a santa missa, o significado dos gestos, objetos e símbolos de cada celebração, entre outros.

Segundo o livro, no serviço de acólito e coroinha tem-se a oportunidade de estar próximo do altar, de servir com generosidade a Jesus presente na Eucaristia, de alimentar a vida de fé com a Palavra e o Corpo do Senhor. Na Audiência Geral, realizada em 4 de agosto de 2010, o Papa emérito? Bento XVI ressaltou a importância deste ministério para a Igreja: “Ajudando os sacerdotes no serviço do altar a trazer Jesus mais perto, para que as pessoas possam sentir e perceber ainda mais: ele está aqui; vocês colaboram a fim de que ele possa estar mais presente no mundo, na vida de cada dia, na Igreja e em cada lugar”, afirmou.

Assim, com o intuito de auxiliar na constante formação dos coroinhas e acólitos, o autor apresenta em dez capítulos orientações sobre os diversos temas presentes no cotidiano do ministério do coroinha e acólito. Entre as abordagens estão os temas: “O que é a liturgia?”, além da apresentação histórica da origem da liturgia na Igreja, o idealizador enfatiza algumas atitudes que são necessárias ao coroinha e fala sobre as principais funções que o coroinha deve exercer na liturgia, isto é, durante a celebração eucarística e da Palavra.

Em “Ano Litúrgico”, está a definição e explicação do que é o ano litúrgico na Igreja e de que forma está estruturado. Nas considerações, o autor explica brevemente sobre os dias litúrgicos, a celebração do Domingo, as solenidades de festas e memórias, o ciclo anual, o Tríduo Pascal da Paixão, morte e ressurreição do Senhor, o Tempo Pascal – Os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes, o Tempo da Quaresma, Natal, Advento, Tempo Comum e a apresentação final do calendário litúrgico.

No tema “Santa Missa”, Padre Elton esclarece a importância da missa na vida do cristão. Nesta formação, estão explicações sobre as partes fixas da missa. Entre as considerações, o autor esclarece cada parte da missa, desde os ritos iniciais aos finais. Para os coroinhas e acólitos que participam diretamente no presbitério, cada ação e gestos são regidos de significados. No tema “O Significado dos gestos”, o autor esclarece dúvidas sobre os gestos e posturas do coroinha e acólito. Na temática “Ministério do Acólito e do coroinha na missa”, estão orientações a respeito da paramentação, procissão de entrada, preparação das ofertas, prece eucarística, comunhão, purificação e procissão de saída.

Com linguagem simples e figuras ilustrativas, o livro também explica ao leitor o significado dos objetos e principais símbolos presentes na Igreja e utilizados durante as celebrações eucarísticas. Além dos objetos litúrgicos, Pe. Elton discorre sobre as vestes, cores e livros litúrgicos.  Esta publicação também traz: orientações e observações importantes para o acólito e coroinha, principais orações e ensinamentos da doutrina católica.  No final da obra, os leitores encontrarão ainda uma breve biografia de São Tarcísio e do beato Adílio, padroeiros dos coroinhas, e o rito de admissão (investidura). “Servindo no altar e na vida” é dedicado a todos que desejam aprofundar os estudos deste ministério tão presente e importante para a vida da Igreja.

Pe. Elton Marcelo Bussoloto Aristides nasceu em Bento Gonçalves-RS. Sacerdote da diocese de Caxias do Sul, possui formação em Jornalismo e Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Além disso, é pós-graduado em Meios de Comunicação e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Padre Elton é autor do livro “Memória e histórias: 60 anos da paróquia Sagrada Família”, de Caxias do Sul, e coautor do “Ritual de visitação aos enfermos e enlutados”.