Respeitável público, o Circo chegou! | Paulus Editora

Releases

28/02/2014

Respeitável público, o Circo chegou!

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: O Circo
Autora: Roseana Murray
Ilutrações: Caó Cruz Alves
Coleção: Arteletra
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 40
Áreas de interesse: Língua Portuguesa, História e Artes

O circo, quando chega à cidade, traz muita alegria. Malabarista, palhaço, domador de leão e equilibrista são alguns dos personagens responsáveis por encantar não só os pequenos, mas também despertar emoções nos mais velhos. Apresentar às crianças os construtores desse mundo mágico é a proposta de Roseana Murray no livro O Circo.

Segundo a autora, a ideia de escrever a obra surgiu pela sua admiração à temática. “Sempre fui fascinada pelo circo, porque ele cria uma sensação de irrealidade, é quase uma miragem. Quero que, ao lerem o livro, as pessoas sintam alguma emoção, pois para mim isso é o principal, me estimula”, afirma.

Com linguagem poética, a obra traduz o dia a dia do circo e descreve todos os participantes das apresentações, inclusive aqueles que não fazem parte do espetáculo, mas contribuem para a realização do evento, como os operários.

“Atrás dos sonhos,
Atrás das luzes,
Atrás da lona,
Os operários
Batendo pregos,
fabricam o circo:
Fincando estacas,
Costurando e remendando,
Como a aranha fabrica a teia,
Como a noite fabrica o dia.”

Um dos destaques durante a leitura são os desenhos de Caó Cruz Alves. O ilustrador buscou inspiração em alguns filmes do gênero, além de trazer para as páginas uma mistura de humor, sutileza, drama e requinte, elementos peculiares presentes no picadeiro.

Alia poesia a belíssimas ilustrações, e apresenta, de maneira leve e atrativa, um dos espetáculos mais marcantes da vida dos leitores de todas as idades.

Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro em 1950. Graduou-se em Literatura e Língua Francesa em 1973. Atualmente possui mais de 60 livros publicados. Tem dois livros traduzidos no México e alguns de seus poemas já foram traduzidos em seis línguas. Recebeu muitos prêmios ao longo de sua carreira e também participou de diversas iniciativas de incentivo à leitura, como a que implantou em Saquarema em 2003, junto com a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Saquarema, Uma Onda de Leitura.

Caó Cruz Alves, além de fazer ilustrações em livros, jornais e cartazes desde os anos 70, também é cartunista e animador.