Relíquias Sagradas – Dos tempos bíblicos à era digital | Paulus Editora

Releases

10/08/2020

Relíquias Sagradas – Dos tempos bíblicos à era digital

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Relíquias Sagradas – Dos tempos bíblicos à era digital
Autores: Carlos Evaristo e Fábio Tucci Farah
Catálogo: História da Igreja
Acabamento: Brochura/costura
Formato: 20 cm x 27 cm
Páginas: 328
Áreas de interesse: Símbolos, História da Igreja

Fábio Tucci, jornalista e pesquisador sobre relíquias e Carlos Evaristo, arqueólogo, historiador e perito internacional apresentam fatos históricos inéditos das Relíquias Sagradas, desde as raízes bíblicas até os nossos dias.

“Não é possível venerar os santos sem respeitar e venerar suas relíquias sagradas”. Dom José Saraiva Martins.

A obra traz um passeio pela história e uma investigação arqueológica das Relíquias Sagradas. Escrita a quatro mãos, os autores Fábio Tucci Farah e Carlos Evaristo apresentam as principais relíquias da cristandade. Os autores não se contentaram apenas em avaliar a autenticidade das relíquias, mas buscaram seus fundamentos religiosos e raízes históricas. São textos inéditos com desdobramentos históricos distintos, como as cerimônias religiosas nas catacumbas romanas e as revoluções que tentaram destruir os tesouros da Igreja.

Há quase 20 anos, o perito em relíquias da arquidiocese de São Paulo e também jornalista especializado em arqueologia sacra, Fábio Tucci Farah, visitou um dos maiores museus londrinos e, impactado por uma peça do acervo – uma cruz, uma das relíquias mais cobiçadas da cristandade e com uma dimensão histórica colossal -, passou a dedicar parte do seu tempo aos estudos sobre Relíquias Sagradas. Em sua busca conheceu alguns guardiões. Entre eles, Carlos Evaristo, perito em relíquias de renome internacional. Evaristo foi abençoado pela Irmã Lúcia, uma das três videntes de Fátima e por Madre Teresa de Calcutá. Juntos, passaram as últimas décadas investigando as relíquias mais emblemáticas da cristandade, com acesso restrito a manuscritos raros e a objetos trancados a sete chaves.

O cardeal e arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, explica no prefácio, que a devoção às relíquias praticamente desapareceram nas últimas décadas, especialmente porque passaram a abastecer um mercado ilegítimo. E destaca os trabalhos de proteção da profanação e de resgate de um sacramental quase esquecido, realizados por Carlos Evaristo e Fábio Tucci Farah: “Pelas mãos desses dois autores, fundadores do Real Instituto de Arqueologia Sacra, os leitores mergulharão na história fascinante de grandes tesouros da cristandade, desde as raízes bíblicas até os nossos dias. E conseguirão perceber que eles jamais perderam o brilho”, diz Dom Odilo.

Nesta obra, o leitor poderá conferir, em 18 capítulos e mais dois anexos, as histórias das principais relíquias sagradas: da arca da aliança ao Santo Graal, passando pelas relíquias de Santa Joana d’Arc, a coroa de espinhos, a lança que rasgou o coração de Cristo, e ainda descobrir o misterioso segredo dos cavaleiros templários que incendeiam a imaginação até os dias atuais. Este livro apresenta o trabalho de dois renomados guardiões de relíquias em pleno século XXI. Fábio explica qual a maior missão de um guardião: “Nossa missão não era apenas trazer à tona a verdade sobre as relíquias da Igreja, mas ajudar a resgatar esse importante sacramental que moveu multidões no decorrer dos séculos. Queremos ajudar as pessoas a espiar o paraíso. Espero que as páginas deste livro abram algumas janelas para o Reino do Céu”, diz Farah.

Carlos Evaristo é arqueólogo, historiador e especialista em iconografia sacra medieval. Perito em relíquias de renome internacional, ele já examinou e autenticou as principais relíquias da cristandade. Fundador e presidente da Internacional Crusade for Holy Relies (ICHR) e do Apostolado pelas Sagradas Relíquias. Evaristo é o curador de um dos maiores acervos de relíquias fora do Vaticano, sediado no castelo de Ourém, perto de Fátima: a Regalis Lipsanotheca. Pela primeira vez, neste livro, ele revela dados inéditos de mais de trinta anos de pesquisa sobre o assunto.

Fábio Tucci Farah é jornalista e escritor. Perito em relíquias da arquidiocese de São Paulo, desenvolve um trabalho pioneiro no Brasil para resgatar a história e o culto das sagradas relíquias. Autor de ensaios sobre as relíquias da Igreja, fundou o Departamento de Arqueologia Sacra da Academia Brasileira de Agiologia (ABRHAGI), onde ocupa a cadeira sob o patrono de Santa Joana d’Arc. Delegado no Brasil da International Crusade for Holy Relies (ICHR), atua ao lado de Evaristo como curador adjunto da Regalis Lipsanotheca.