Psicopedagogia Catequética – Reflexões e vivências para uma catequese inclusiva | Paulus Editora

Releases

13/06/2022

Psicopedagogia Catequética – Reflexões e vivências para uma catequese inclusiva

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: Psicopedagogia Catequética – Reflexões e vivências para uma catequese inclusiva
Coleção: Catequese conforme as idades
Autores: Eduardo Calandro/ Jordélio Siles Ledo, css/ Rozeangela G. Barbosa
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 208
Área de interesse: Catequese, Iniciação cristã

Obra aponta caminhos para a evangelização e a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Psicopedagogia Catequética – Reflexões e vivências para uma catequese inclusiva”, escrito por Pe. Jordélio Siles Ledo, Pe. Eduardo Calandro e Rozeangela Guimarães Barbosa é o novo título da coleção “Catequese conforme as idades”, cuja proposta visa incluir a todos na vivência da fé cristã e na experiência em comunidade.

Neste livro, os autores buscam auxiliar o catequista no despertar de uma sensibilidade quanto aos temas de inclusão, isto é, da catequese inclusiva e da pessoa com deficiência nos ambientes das comunidades, paróquias e dioceses. Com esse viés, o presente livro sugere temas e aponta caminhos e estudos de como trabalhar com a evangelização deste público, de modo especial, com métodos próprios para incentivar a caminhada e o conhecimento da fé católica e com conhecimentos práticos pedagógicos acerca das características particulares das faixas etárias, colaborando assim para uma evangelização eficaz de acordo com a idade dos catequizandos.

Segundo os organizadores, a inclusão da pessoa com deficiência é uma realidade crescente e presente na sociedade. O Papa Francisco tem insistido na urgência da inclusão da pessoa com deficiência na vida sacramental da Igreja. Atento aos apelos da Igreja, esta publicação pode colaborar para que as comunidades eclesiais assumam a evangelização e a inclusão da pessoa com deficiência.

De acordo com a obra, o estudo sobre a pessoa com deficiência na catequese sempre acompanhou a trajetória evangelizadora da Igreja. Conforme os autores, o desejo de oferecer algo sobre o assunto sempre esteve presente na rota da missão catequética. Portanto, este livro nasce após mais de dez anos de pesquisa e reflexão na perspectiva da psicopedagogia catequética.

Neste caminho, o livro está dividido em dezessete capítulos que abordam reflexões sobre os temas: “Nossa inspiração para a catequese inclusiva: “Seu nome é Jesus Cristo de Nazaré”; “Contexto histórico da inclusão”; “A inclusão no Brasil”; “O novo Paradigma da inclusão na catequese”; “O processo de educação da fé: inclusiva ou exclusiva?”; “Inclusão e Catequese”; “Catequizandos com necessidades específicas”; “O catequista e a formação para uma catequese inclusiva”; “Compreender o desenvolvimento e a aprendizagem para a inclusão na catequese”; “Ambiente facilitador para o processo de educação da fé”; “Ações psicopedagógicas para uma catequese inclusiva”; “Inclusão e autoestima no processo de ajuda”; “O universo das deficiências; “O perfil do catequista para uma catequese inclusiva”, entre outros temas.

Em “Psicopedagogia Catequética – Reflexões e vivências para uma catequese inclusiva”, além dos temas citados, o leitor encontrará sugestões de filmes, desenhos e documentários que abordam o tema da inclusão. Na obra, os autores também enfatizam a importância do lúdico para o desenvolvimento da catequese inclusiva.

O livro é indicado para catequistas que evangelizam crianças, jovens e adultos, sacerdotes, agentes da pastoral da criança, pastoral da pessoa idosa, pastoral familiar, agentes da pastoral da pessoa com deficiência e para todos aqueles que desejam aprofundar e estudar o tema a fim de contribuir para que as comunidades eclesiais sejam verdadeiros lugares de acolhida.

Pe. Jordélio Siles Ledo, css é doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBcat), membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE-ISFE), membro da Academia de Letras do Grande ABC. Atualmente, é superior provincial da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Província Santa Cruz. Tem vários livros publicados pela PAULUS Editora, Vozes e Scala.

Pe. Eduardo Calandro é doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, membro do GREBICAT/CNBB, é professor na PUC Rio, membro da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCAt), membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE-ISFE).Atualmente é pároco da paróquia Santo Antônio , em Santo André. Tem diversos livros publicados pela PAULUS Editora, Vozes e Scala.

Rozeangela Guimarães Barbosa é mestra em Ciências da Educação pela Universidade Americana do Paraguai, especialista em Pedagogia Catequética, professora do ensino médio e universitário, com experiência em formação de professores e catequistas, membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE-ISFE). Atualmente reside na cidade de Ibicoara, na diocese de Livramento de Nossa Senhora na Bahia. Tem livros publicados pela editora Scala.