Por que estudar filosofia? | Paulus Editora

Releases

13/01/2017

Por que estudar filosofia?

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Por que estudar filosofia?
Autor (a): João de Fernandes Teixeira
Coleção: Como ler filosofia
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 96
Áreas de interesse: Filosofia

Livro aponta caminhos para o estudo da filosofia

A PAULUS Editora apresenta a obra Por que estudar filosofia?, de autoria do professor João de Fernandes Teixeira, um dos pioneiros da filosofia da mente no Brasil. O novo título da coleção Como ler filosofia visa resgatar a dignidade da filosofia, que, segundo o autor, estaria soterrada sob os escombros da mídia e da universidade.

O físico Stephen Hawking, um dos maiores cientistas contemporâneos, declarou que a filosofia está morta. O autor levanta a seguinte questão: será que a filosofia foi, até agora, apenas uma lorota que já dura mais de 2.500 anos? Será que a filosofia acabou mesmo? E, se acabou, por que isso aconteceu?

Neste livro, João de Fernandes Teixeira examina essas questões e discute por que ainda vale a pena estudar o tema. Numa linguagem acessível para o público geral, o autor quebra a figura estereotipada do filósofo como o homem “desligado do mundo”, ou ainda da filosofia vista com uma áurea de inutilidade.

A obra divide-se em duas partes. A primeira traz o tema “Nem mapa, nem território – O que é filosofia? Do que ela trata? Por que estudá-la?”. O autor enumera várias razões pelas quais a filosofia merece ser estudada e afirma tudo o que ela não é. Tais questões são direcionadas a todos os leitores interessados em compreender o universo filosófico.

Já a segunda parte oferece uma reflexão sobre o futuro da filosofia; o conteúdo revela uma definição “provisória” sobre o assunto. O autor lembra que, no século XX, a filosofia perdeu espaço para o marketing político e para as religiões tradicionais que ressurgiram, ocupando cada vez mais o espaço público. Contudo, João acredita que uma filosofia brincalhona pode ajudar a superar o fato brutal de que estamos condenados a pensar.

João de Fernandes Teixeira é bacharel em Filosofia pela USP e mestre em Filosofia da Ciência pela UNICAMP, também é PhD pela University of Essex (Inglaterra). Fez pós-doutorado nos Estados Unidos, sob a orientação de Daniel Dennett. Foi colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP e lecionou em várias universidades, como a UNESP, a UFSCar e a PUC-SP. 

Publicou pela PAULUS os livros Como ler a Filosofia da Mente; Inteligência artificial: uma odisseia da mente; Filosofia do cérebro e O cérebro e o robô: inteligência artificial, biotecnologia e a nova ética.