Por meio de parábolas, livro mostra o poder do Eneagrama como recurso para a transformação pessoal | Paulus Editora

Releases

30/05/2012

Por meio de parábolas, livro mostra o poder do Eneagrama como recurso para a transformação pessoal

Por adm

Título: Eneagrama, sua dose diária
Autor: Domingos Cunha
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 15 cm x 21 cm
Páginas: 264
Área de interesse: Psicologia

“Eneagrama” é uma junção de dois termos (Enea = nove; Grama = esquema, gráfico). É tradicionalmente representado por um círculo com uma estrela de nove pontos, referindo-se aos nove tipos de personalidade que considera. Acumula uma tradição oral de cerca de 4.500 anos e situa-se como proposta de ponte entre a psicologia – que procura responder ao “por quê” – e a espiritualidade – que busca responder ao “para onde”. É seu primeiro objetivo ajudar o indivíduo a se conhecer, a se entender, a ter clareza da estrutura de sua personalidade, com suas energias, suas compulsões, seus valores e potencialidades.
Essa breve definição nos ajuda a compreender a área de atuação de Domingos Cunha, padre da Comunidade Shalom empenhado há anos nos estudos sobre o tema. Professor, fundador do Instituto Eneagrama Shalom e autor de diversas obras, o sacerdote apresenta agora seu novo trabalho: Eneagrama, sua dose diária, da PAULUS.

“Este livro é fruto da colaboração de muitas pessoas. Milhares de vidas cujas experiências, partilhadas em grupo ou nos atendimentos individuais, fizeram cócegas na minha criatividade e suscitaram intuições, descobertas e reflexões”, afirma o autor.

A ideia é fazer interagir conteúdo, autor e leitor. Para tanto, o leitor é convidado a dar o seu título a cada parábola das próximas páginas, que desempenham a função de capítulos. Ao final de cada uma, ele encontrará um espaço para anotar as suas percepções e dialogar com as ideias apresentadas pela leitura, chamado de “texto sentido”.

Segundo Cunha, sua experiência de 16 anos aprendendo e ensinando Eneagrama permite garantir: a tarefa essencial do professor é criar condições para os indivíduos olharem para dentro de si mesmos e descobrirem esse “mapa”, ajudando a iluminar seus caminhos. Daí a importância de ressaltar a total participação do leitor na obra.

“Partir da realidade da pessoa, porque ela é o centro do processo, é uma condição fundamental para o Eneagrama manifestar todo o seu poder de transformação. O Eneagrama e o professor são recursos. Acredito que assim respeitamos sua tradição mais genuína, colocando-o a serviço das pessoas, como itinerário em busca da essência, para que todos tenham vida e vida em plenitude”, conclui.

Eneagrama, sua dose diária reúne 50 parábolas e belíssimo projeto gráfico, o qual evidencia o Eneagrama e a sua capacidade de transformar. Este é o quarto título de Domingos Cunha pela PAULUS, seguido de Quem é você? – Construindo a pessoa à luz do Eneagrama, Que imagem de Deus é você – O Eneagrama potencializando a espiritualidade e Crescendo com o Eneagrama na espiritualidade.

Domingos Cunha é padre da Comunidade Shalom. No meio dos jovens, desde 1985, anima processos de formação integral. Professor de Espiritualidade. Desde 1995, professor de Eneagrama. Mais de 10.000 pessoas participaram de cursos com ele. Membro Fundador da IEA Brasil (Associação Brasileira de Eneagrama, afiliada à Internacional Enneagram Association), onde exerceu funções de diretor de projetos sociais, diretor de congresso e presidente. Fundador do Instituto Shalom, com uma abordagem específica do Eneagrama na linha da Espiritualidade. Nasceu em Portugal em 1963. Chegou ao Brasil em 1985. Foi ordenado sacerdote em 1988. Mora em Fortaleza-CE.