Por meio de linguagem atual e bem-humorada, livro da PAULUS apresenta o mito de Eros e Psique aos jovens | Paulus Editora

Releases

02/03/2011

Por meio de linguagem atual e bem-humorada, livro da PAULUS apresenta o mito de Eros e Psique aos jovens

Por adm

Título: Eros e Psique
Autor: João Pedro Roriz
Coleção: MitoLógica
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 144
Áreas de interesse: História, Geografia e Língua Portuguesa

Os mitos são fontes de conhecimento e inspiração. Porém, com a juventude de hoje cada vez mais “ligada” em vídeo game, internet e outras tecnologias, essas histórias dificilmente fazem parte da vida dos adolescentes e, muitas vezes, passam longe de ser a leitura predileta desse público.

Disposto a mudar essa realidade e a incentivá-los a apreciar esse tipo de obra, João Pedro Roriz, jornalista, ator e escritor, lança, pela PAULUS, Eros e Psique, primeiro título da coleção MitoLógica, série inteiramente assinada por ele.

O livro, que tem linguagem leve e descontraída, conta a história de Psique, uma linda e jovem princesa que foi capaz de provocar a inveja de Afrodite. Enfurecida, a deusa da beleza ordena que seu filho Eros, deus grego do amor – também conhecido como Cupido na mitologia romana –, faça alguma coisa para restabelecer a normalidade. Eros, no cumprimento de ordens superiores, vê-se ferido por uma de suas flechas e, consequentemente, apaixonado pela bela mortal. Diante desse drama, ele se depara com um difícil questionamento: continuar no Olimpo ou viver com sua amada?

Com tal enredo, o leitor é convidado a conhecer uma intensa aventura na qual são testados os sentimentos e os limites humanos em busca do verdadeiro amor. Além disso, no decorrer das páginas, há menções que relacionam os diversos personagens do mito a figuras históricas, como Galileu Galilei, Marx, Engels, a fatos marcantes da humanidade e até a debates atuais sobre aquecimento global, futebol, olimpíadas, entre outros assuntos.

“Essa é uma das propostas da série. Em todos os livros eu descrevo os deuses como personagens imperfeitos, levianos e autoritários, capazes de viajar no tempo. Graças a essa justificativa, eu pude fazer referência aos temas que são abordados no dia a dia dos jovens. Isso não só torna a obra mais moderna e educativa como também divertida para quem a lê”, explica o autor.

Roriz acrescenta que, a partir dessa leitura, os jovens perceberão que os mitos também influenciam a cultura atual, da qual eles fazem parte e conhecem. “Essa nova roupagem fará justiça à modernidade contida nas lendas gregas. Ao ler os livros da coleção MitoLógica, eles entenderão que a mitologia grega é uma espécie de baluarte da psicanálise, do intelecto e da cultura infantojuvenil no ocidente, pois possui passagens que inspiraram desde as histórias da carochinha, até os jogos de vídeo game atuais e os best-sellers ‘Harry Potter’ e ‘Senhor dos Anéis’”, afirma.

Eros e Psique une educação e diversão, sendo excelente instrumento na descoberta de valores simples e fundamentais, capazes de serem compreendidos e vividos hoje em dia. E o melhor: sem abrir mão do humor, fator essencial para jovens e crianças.

João Pedro Roriz é escritor, ator e jornalista. É autor dos espetáculos teatrais Carmen – O musical (2005) e Rio dell’arte (2006). Pela PAULUS lançou Gorrinho, uma loucura crônica e a adaptação do clássico Orgulho e preconceito, de Jane Austen.