Platão é tema do livro de estreia da série Cátedra, novidade da PAULUS na área de Filosofia e Ciências Humanas | Paulus Editora

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03/09/2012

Platão é tema do livro de estreia da série Cátedra, novidade da PAULUS na área de Filosofia e Ciências Humanas

Por Imprensa

Serviço
Título: Platão – A construção do conhecimento
Autor: José Trindade Santos
Coleção: Cátedra
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 176
Área de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Escrito por José Trindade Santos, professor catedrático aposentado da Universidade de Lisboa, Platão – A construção do conhecimento é destinado a ajudar os leitores dos diálogos platônicos a terem percepção do conjunto de problemas e propostas para a sua resolução que lhe garantiu um lugar permanente na tradição literária e reflexiva designada “filosofia”.

A obra inaugura a coleção Cátedra, cujo nome deriva da Cátedra Unesco Archai: as origens do pensamento ocidental. A Unesco, patrocinando o Grupo Archai como sua Cátedra e tornando-a membro da rede UNITWIN de Unesco Chairs, reconheceu o impacto científico de suas diversas atividades e emprestou a esta série, coordenada pelo professor Gabriele Cornelli, da UnB, a sua filosofia de trabalho e sua sensibilidade para os estudos das origens do pensamento ocidental.

“Em parceria com a PAULUS, a coleção visa disponibilizar, para um público brasileiro de especialistas e interessados, a cada dia mais amplo e exigente, monografias, comentários, traduções, compêndios e obras temáticas que explorem o vasto campo do pensamento ocidental em suas origens greco-romanas”, explica Cornelli.

Uma das questões defrontadas por este trabalho é precisamente a da função desempenhada por aquilo que se chama “filosofia platônica” na constituição da Filosofia, entendida como atividade de pesquisa, como disciplina do saber – ensinada e aprendida na escola –, e, por último, como modo de vida. Dividido em dez capítulos, apresentação, prefácio, introdução e conclusão, o livro articula os pontos principais do programa de pesquisa pelo qual Platão recebe as concepções de “ser” e de “saber” herdadas de Parmênides.

“Começando por mostrar como podem ser aplicadas, vai gradualmente ensaiando a sua integração nas propostas que avança nos diálogos. A terminar, os últimos quatro capítulos da obra concentram-se na crítica e inserção das teses mais salientes da herança eleática. A partir dela se formam as concepções de ‘ser’ e de ‘saber’ que Aristóteles e a tradição posterior vieram a reformular como ‘realidade’ e ‘conhecimento’, complementa o autor.

Platão – A construção do conhecimento é excelente material para todos os interessados no assunto, pois fornece o exemplo paradigmático do processo de criação conceitual sobre o qual assenta a filosofia, como tradição e disciplina.

José Trindade Santos é professor catedrático aposentado da Universidade de Lisboa e professor permanente do programa de mestrado da Universidade Federal da Paraíba e do doutorado interinstitucional das Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. É membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e pesquisador do CNPq. Sua última publicação foi uma tradução (com Henrique Murachco e Juvino Maia Jr.) e comentário do diálogo Sofista, de Platão.