Pedagogia da Presença – O saber estar, saber sentir e saber servir do catequista | Paulus Editora

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15/12/2020

Pedagogia da Presença – O saber estar, saber sentir e saber servir do catequista

Por Imprensa

Ficha Técnica:
Título: Pedagogia da Presença
Autores: Pe. Eduardo Calandro, Pe. Jordélio Silas Ledo, css e Pe. Rafael Gonçalves
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 x 21
Número de páginas: 144
Área de interesse: Catequese, Formação

O objetivo da obra é ajudar o leitor a viver a presença em sua missão de catequista, por meio da acolhida, do cuidado com o outro e do empenho para que ninguém fique à margem do caminho.

Obra busca colaborar para que os catequistas cresçam no equilíbrio afetivo, no senso crítico, na unidade interior e na capacidade de diálogo, de estabelecer boas relações e de fazer a experiência do encontro, aspectos que fazem parte do processo de aprofundamento da pedagogia da presença.

De acordo com os autores não se pode pensar num catequista que, tendo a missão de mediar o encontro do interlocutor com Jesus Cristo e acompanhar o amadurecimento da fé, não possua ele mesmo, uma caminhada nessa mesma maturidade: “A pedagogia da presença que apresentamos fundamenta-se na conhecida parábola do bom samaritano, nas atitudes de Deus misericordioso e na prática do serviço no lava-pés. Essa pedagogia é o anúncio do amor encarnado que encontramos em vários textos da Sagrada Escritura, que testemunha o valor maior e definitivo da existência humana. É presença que marca profundamente a vida do outro”.

Os autores ainda explicam que o Papa Francisco insiste em uma pedagogia da presença, caracterizada pela capacidade de acolhida, cuidado com o outro e empenho para que ninguém fique à margem do caminho. Em suas conversas com os catequistas em Buenos Aires, como cardeal, sempre sugeria que os catequistas colocassem toda sua criatividade em “saber estar” próximo de quem sofre, para que a escuta e a proximidade não fossem apenas um estilo, mas um conteúdo de catequese. Ele apresentava a presença e a proximidade como uma forma de educar na fé. Todos os temas são acompanhados de um texto e finalizados com uma reflexão, chamada pelos autores de roda de conversa – saber ouvir.

Pe. Eduardo Calandro, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, membro do GREBICAT/CNBB, é professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCAt), membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE-ISFE). Atualmente, é pároco da paroquia Santo Antônio, em Santo André-SP.

Pe. Jordélio Siles Ledo, css, doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBcat), membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE-ISFE), membro da Academia de Letras do Grande ABC. Atualmente, é superior provincial da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Província Santa Cruz.

Pe. Rafael Gonçalves, graduado em Filosofia pelo IFITEG e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, é membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE-ISFE). Atualmente é pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Rio Verde – GO.