PAULUS lança Thomas Merton: contemplação no tempo e na história | Paulus Editora

Releases

07/07/2014

PAULUS lança Thomas Merton: contemplação no tempo e na história

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Thomas Merton: contemplação no tempo e na história
Autor: Sibélius Cefas Pereira
Área de interesse: Espiritualidade

Escrita por Sibélius Cefas Pereira, como tese de doutorado,
obra propõe investigar a íntima relação entre vida contemplativa e ação no mundo

Mesmo com vida e obra conhecidas, o francês Thomas Merton (1915 – 1968) ainda é um autor pouco estudado, sendo mais explorado no ambiente norte-americano. Ao longo de sua vida monástica, além de seus textos mais densos sobre espiritualidade, diários e cartas, hoje já totalmente editados e disponibilizados para o leitor, tem se revelado um tesouro para quem pretende aprofundar sobre seu pensamento.

No conjunto da obra, é possível recompor um retrato expressivo e cativante de sua vida, marcada pela busca intensa de Deus. Sendo um monge contemplativo, recolhido ao silêncio na oração e meditação, não se furtou ao diálogo com o mundo, abrindo sua alma e coração com rara franqueza e honestidade. Como mestre espiritual que foi, é referência incontornável nos estudos da espiritualidade cristã e da experiência religiosa num sentido mais geral.

A obra da PAULUS visa encontrar o Merton da mística, da vida contemplativa, interior. Mas, como se verá, e esta é a principal hipótese do estudo, a contemplação em Merton não é aquela que levaria à negação do mundo; aliás, para ele, não há como a vida contemplativa, no seu sentido mais autêntico, sequer supor a indiferença.

Temos então o Merton em busca da solidariedade humana, que assumiu corajosamente o diálogo franco e aberto com seu tempo, tanto em suas expressões filosóficas, como nos grandes temas e desafios da cultura, tais como os impactos dos meios de comunicação e da tecnologia, a efervescência da contracultura, como também as questões mais pungentes e conflituosas de seu momento histórico, como a Guerra Fria e a corrida armamentista, a luta pelos direitos civis e a luta contra a violência; enfim, o Merton da compaixão, da busca pela paz e do compromisso com a história.

Sibélius Cefas Pereira é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2012). Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1997). Graduado em Letras pela Fundação Educacional de Machado (1992) e em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1987). Professor assistente iv da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atuação na área de Linguística em inter-relação com a Educação, a Filosofia e a Teologia , com ênfase nas abordagens discursivas e hermenêuticas, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e educação, leitura e escrita, discurso, linguagem e subjetividade, subjetividade e educação, hermenêutica, subjetividade e experiência religiosa.