PAULUS lança série de DVDs que trata sobre a mística e sua abordagem na contemporaneidade | Paulus Editora

Releases

15/07/2012

PAULUS lança série de DVDs que trata sobre a mística e sua abordagem na contemporaneidade

Por adm

Título: A mística hoje – Um novo momento, uma nova configuração, novos desafios
Autor: Maria Clara Bingemer
Coleção: Místicos Contemporâneos
Duração: 47 min.
Áudio: Português

Título: Simone Weil – Uma síntese entre mística e compromisso sociopolítico
Autor: Maria Clara Bingemer
Coleção: Místicos Contemporâneos
Duração: 60 min.
Áudio: Português

Título: Edith Stein – Uma vida polifacética
Autor: Maria Clara Bingemer
Coleção: Místicos Contemporâneos
Duração: 48 min.
Áudio: Português

 

Modernidade, modernidade tardia, hipermodernidade ou pós-modernidade. Essas são algumas denominações do atual contexto no qual estamos inseridos, que apresenta inúmeras e significativas transformações em relação aos períodos anteriores. Esta verdadeira mudança de época traz impactos em vários âmbitos, inclusive na religião.

Pensando nisso, Maria Clara Bingemer, doutora em Teologia Sistemática, lança pela PAULUS, em parceria com a Nato 4 Motion, a coleção Místicos Contemporâneos. Composta de três DVDs, a série traz diversas reflexões dentro dessa perspectiva a partir de um estudo profundo sobre a mística e a sua relação com homens e mulheres da nossa sociedade.

“Tudo está mudando e a religião não escapa a esse processo. As mudanças que ocorreram na religião, sobretudo no campo das religiões monoteístas, e muito concretamente no cristianismo – a mais numerosa do mundo ocidental –, foram mais lentas. Em muitos séculos da Idade Média o mundo foi marcado pelo teocentrismo, tudo girava em torno de Deus e da religião. A modernidade trouxe uma ruptura nesse processo, introduzindo o dinamismo da secularização, ou seja, o antropocentrismo sucedeu o teocentrismo, tornando o ser humano a medida de todas as coisas”, explica a autora.

No primeiro volume, A mística hoje – Um novo momento, uma nova configuração, novos desafios, o espectador encontrará informações sobre as consequências proporcionadas por essa nova visão de mundo trazida pela cultura pós-moderna à religião. Apesar dos inúmeros avanços científicos modernos, o ser humano continua com o desejo de ter e encontrar Deus em seu coração, fenômeno que vai além da busca por religião, e sim por uma espiritualidade.

Já o segundo vídeo, Simone Weil – Uma síntese entre mística e compromisso sociopolítico, trata da filósofa francesa, excepcionalmente dotada do ponto de vista intelectual, que fez da busca da verdade sua mais cara paixão. E, por fim, em Edith Stein – Uma vida polifacética, Maria Clara medita sobre a trajetória dessa filósofa, discípula de Husserl, que experimentou o chamado à conversão ao cristianismo e morreu em um campo de concentração nazista.

“Edith Stein amava a filosofia e o conhecimento, e esse amor a levou a questionar o modo como teria que se edificar uma ponte entre a maneira como este denso mundo pessoal – subjetivo e marcado fortemente por uma atividade espiritual – percebe o mundo aparente e o modo como este mundo aparente – objetivo e caracterizado pela objetividade corpórea – se apresenta à percepção subjetiva da consciência”, conclui.

Além de trazer aspectos importantes para quem deseja compreender a história da mística contemporânea por meio dos relatos de seus protagonistas, a série tem excelentes recursos de som e imagem, tornando-se instrumento fundamental para estudantes, professores, teólogos e demais interessados aprofundarem seus conhecimentos.

Maria Clara Bingemer, possui graduação em Comunicação Social e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atualmente é professora associada do Departamento de Teologia da PUC-Rio e vice-decana de desenvolvimento do Centro de Teologia e Ciências Humanas da mesma universidade. Foi responsável, durante dez anos, pela direção e coordenação do Centro Loyola de Fé e Cultura, avaliadora de programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro do conselho editorial de diversas revistas renomadas de Teologia, notadamente internacional rev ista Concilium. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Deus, alteridade, mulher, violência e espiritualidade. Tem pesquisado e publicado, nos últimos anos, sobre o pensamento da filósofa francesa Simone Weil. Dedica-se atualmente a uma pesquisa em profundidade sobre a mística na contemporaneidade.