PAULUS lança questionário vaticano em preparação ao próximo Sínodo dos Bispos | Paulus Editora

Releases

27/11/2013

PAULUS lança questionário vaticano em preparação ao próximo Sínodo dos Bispos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização: III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos
Autor:V.V. AA
Coleção: Avulso
Formato: 12,5 cm x 18 cm
Páginas: 16
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia

 

Na época em que vivemos, a evidente crise social e espiritual torna-se um desafio pastoral que interpela a missão evangelizadora da Igreja para a família, núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial. Para o papa Francisco, em concordância com esta afirmativa, propor o Evangelho sobre a família é mais urgente e necessário que nunca.

Com isso, o pontífice decidiu estabelecer, para o Sínodo dos Bispos, um itinerário de trabalho em duas etapas: a primeira, Assembleia Geral Extraordinária de 2014, destinada a especificar o “status questionis” (o estadao da questão) e a recolher testemunhos e propostas dos Bispos, para anunciar e viver de maneira fidedigna o Evangelho para a família; a segunda, Assembleia Geral Ordinária de 2015, em ordem a procurar linhas de ação para a pastoral da pessoa humana e da família.

O recente lançamento da PAULUS, Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização: III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos é o documento que traz perguntas de preparação às Igrejas particulares, para que elas possam participar ativamente na preparação do próximo Sínodo dos Bispos.

Hoje, existem em todo o mundo problemáticas que até há poucos anos eram inéditas; a difusão dos casais de fato, que não oficializam o matrimônio religioso, uniões entre pessoas do mesmo sexo, às quais não raro é permitida a adoção de filhos. Essas e numerosas novas situações do mundo atual, papa Francisco acredita que exigem a atenção e o compromisso pastoral da Igreja.

O documento, ao final, traz um questionário que chama a atenção do episcopado mundial, perante esses desafios. São questões que permitem às Igrejas particulares participar ativamente na preparação do Sínodo Extraordinário, que tem como finalidade anunciar o Evangelho nos atuais desafios pastorais a respeito da família.

Para papa Francisco, é fundamental que o maior número de católicos possível, de diversas opiniões, respondam ao questionário vaticano, e não apenas aqueles que podem desemaranhar questões complicadas sobre o papel da lei natural na vida familiar. Além dos católicos praticantes, também os que se sentem excluídos da Igreja, para que este sentimento de exclusão possa ser revertido.